Muito se fala de animais domésticos, mas será que todos os animais podem ser domesticados? Como escolher o melhor animal para cada tipo de lar e situação? É preciso saber tudo isso antes de comprar ou escolher um mascote para o lar. A responsabilidade de cuidar é grande, já que eles não são peças descartáveis. Muitas pessoas querem fugir do comum e acabam optando por animais exóticos, como iguanas, cobras e até mesmo piranhas. Estes tipos de animais podem até figurar entre animais de estimação, mas nunca estarão na lista dos animais de companhia.
Há uma sensível diferença entre os animais de estimação e os animais de companhia. Muito animais podem ser domesticados, inclusive os animais exóticos. A diferença é que os animais de companhia são parceiros do homem. Nesta lista entram animais como o cão e gato, já que eles são carinhosos e fiéis aos donos, sempre os acompanhando. Isso é o que diferem eles das outras espécies que nem sempre são amáveis com os donos.
Os animais domésticos podem ser classificados de duas maneiras; como companheiros ou como criação. O segundo tipo é quando as pessoas domesticam os animais para que eles sirvam mais tarde de alimento. Os animais mais dóceis são os preferidos para quem busca um animal de estimação. Os esquilos, escorpiões, tarântulas, araras e cobras podem até ser domesticados com muita dificuldade, mas não trarão nenhum conforto ao lar, já que eles causam mais medo do que alegria.
Mas, nem todo animal de estimação precisa ser necessariamente um animal de companhia. O importante é que o dono goste ou sinta afeto pelo animal. O dono precisa se responsabilizar apenas pelo cuidado e bem-estar do animal, já que se ficar comprovado que houve maus-tratos o dono poderá ser responsabilizado legalmente.
Tradição dos animais de estimação
O hábito do ser humano de ter um cão ou um gato como animal doméstico é muito antiga; aliás o hábito de domesticar animais, para qualquer fim é um dos hábitos mais antigos do mundo. E os motivos para o começo da domesticação são vários. Desde companhia, segurança do território, reprodução para a venda, ajuda nos serviços rurais, caça, rastreamento e etc. Atualmente os bichos de estimação entraram em uma nova categoria. Esses animais são tidos como verdadeiros membros da família. Por vezes mais cuidados e com maior importância que o próprio ser humano. A afinidade do homem com esses animais faz com que eles sejam cuidados, respeitados e tratados como semelhantes. É por isso mesmo que a cada dia cresce o senso de responsabilidade e respeito com esses animais domésticos.
Lembre-se que entre os animais domésticos estão incluídos os coelhos, vacas, patos, e outros. Animais domésticos podem ser criados em casa, ou dependendo do tamanho dele, poderá ser criado na fazenda.
A denominação de animais domesticados é dada àqueles animais que são treinados para ter um comportamento habitual em situações semelhantes, e nem todo animal deixa-se domesticar!
Por toda a responsabilidade que implica cuidar de um animal doméstico, é importante que antes de adotar um animal doméstico a pessoa precisa ter cuidados fundamentais, tais como:
– Observar o tempo de vida do animal;
– Calcular todas as despesas que terá, incluindo alimentação e saúde;
– Ver a disponibilidade do espaço físico, já que um animal de estimação não pode ficar confinado em um espaço pequeno;
– Pessoas que irão interagir e cuidar do animal devem estar de acordo com a escolha. Esses animais precisam de carinho e atenção;
– Onde o animal ficará e por quem será alimentado durante ausências longas;
– Cuidar para que a higiene dele esteja em dia, assim como a sua alimentação;
– Cuidar da vacinação para não correr o risco de disseminar nenhuma doença grave, como a raiva;
– Estar atento à segurança e usar coleira e outros artefatos quando estiver em via pública. Limpar os excrementos fecais da via pública também é responsabilidade do dono do animal;
– Frequentar o veterinário sempre que necessário.