Bigmãe
Sintomas da Gravidez

Sintomas da Gravidez

Antes de falarmos sobre os sintomas da gravidez é importante salientar que cada mulher é única, por isso nem sempre todas as grávidas têm os mesmo sintomas; nem toda mulher reage da mesma maneira e muitas passam todo o período da gestação sem qualquer tipo de sintoma desagradável. Relativamente aos sintomas da gravidez mais comuns o primeiro é a ausência de menstruação, mas nem sempre significa gravidez; o mais acertado é que você faça um teste de gravidez para ter a certeza.

Não adianta ficar com conjecturas, e a pensar nisso ou naquilo, se quer realmente ter certeza se está grávida somente um exame de urina ou sangue pode dizer-lhe. Existem exames que podem ser comprados em farmácias e que são muito cômodos, na maioria dos casos são considerados eficazes.

Relativamente a outros sintomas citados pelas gestantes em inicio de gravidez os principais seriam:

Enjoos pela manhã

Apesar de ser mais frequente pela manhã, o enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia, e pode piorar se você ficar muitas horas sem se alimentar.

Sensibilidade e aumento dos seios

Seus seios podem ficar maiores e mais sensíveis do que habitualmente ficam no período pré menstrual, as veias podem estar mais evidentes e a aréola,  região em torno do mamilo, pode ficar mais escura.

Aumento da frequência urinária

Vontade de fazer xixi toda hora durante o dia ou levantar-se a noite várias vezes para a mesma finalidade.

Tonturas

Sensação de desmaio ou fraqueza em qualquer hora do dia.

Sono excessivo

Sono excessivo pela manhã  com tendência a aumentar no período pós almoço.

Fome excessiva

Vontade de comer coisas diferentes e comer várias vezes ao dia. Levantar-se durante a noite para comer pois sente fome incontrolável.

Sangramentos irregulares

Sangramento como se fosse uma “borra de café” ou de cor salmão, podem
indicar gravidez.

Alterações no paladar ou no olfato

Sentir um gosto metálico na boca, ou ter enjoos ao sentir um perfume que sempre gostou, ou  não conseguir sentir o cheiro de algum alimento que sempre gostou, também podem ser sinais de gravidez.

Todos estes sintomas surgem devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher grávida; bem como pelo fato do corpo estar a se preparar para uma nova vida que está prestes a nascer. Mas como dissemos no início deste post nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas, por isso não os tome como regras absolutas. Além de que muitos dos sintomas acima podem ser confundidos com os sintomas da TPM, ou seja, aquelas coisinhas chatas que sentimos antes de chegar o período menstrual.

O mais indicado é não esperar passar muito tempo para que você não fique ansiosa, caso os testes de gravidez disponíveis em farmácias não lhe proporcionem um resultado seguro, procure seu médico de confiança e esclareça a sua dúvida!

O atraso menstrual pode ser resultado de muitos factores como: estresse, alterações hormonais, efeito secundário de algum remédio, ou outros fatores que seu médico poderá identificar através de análises clínicas.