Prisão de Ventre no Bebê

Gostou deste Post?

Você já deve ter ouvido várias pessoas dizerem que estão ou que tem prisão de ventre. Mas saiba que as crianças e os bebês também sofrem de prisão de ventre  e  é muito normal você ver crianças se queixando desse problema ou até mesmo você reparar o problema no seu bebê. A prisão de ventre também é conhecida como constipação intestinal. Ela nada mais é do que a dificuldade que a criança ou a pessoa tem para conseguir evacuar. Essa prisão pode se prolongar por até alguns dias.

A boa notícia para as mães é que é muito difícil de um bebê ter prisão de ventre; mas isso não quer dizer que ele não vai ter. O normal é o bebê fazer cocô cerca de ATÉ 10 vezes por dia até as primeiras seis semanas de vida. Depois disso a quantidade diminui e ele passa a fazer de 2 a 5 cocôs por dia.

Os bebês que mamam no peito, têm uma melhor evacuação e raramente terão prisão de ventre. O importante não é a quantidade de vezes que ele fará cocô, mas sim a consistência das fezes; se elas estiverem moles, não se preocupe, mesmo que ele fique vários dias sem evacuar.

Mas para que você fique mais tranquila o ideal é que você pergunte ao seu pediatra qual a frequência normal do funcionamento num bebê e como você deve proceder para evitar que ele tenha este tipo de problema. Saiba também que se você amamenta determinados tipos de alimentos que você ingere podem contribuir para o aparecimento da prisão de ventre no seu bebê.

Quando o bebê começar a ingerir alimentos sólidos, a cor e o aspecto das fezes irão mudar, assim como a frequência da evacuação, que pode ser de até uma vez por dia. É claro que se o bebê ficar vários dias sem evacuar e quando o fizer, tiver dificuldades, é sinal de que ele está com constipação.

E se ele apresentar prisão de ventre existe várias técnicas caseiras que podem te ajudar a resolver esse incômodo problema. Se ele tem menos de seis meses de idade, vai ser muito raro ele ter prisão de ventre já que você ainda estará amamentando, mas se acontecer você pode aumentar a frequência das mamadas para que ele se hidrate.

Peça Orientação ao Pediatra para Resolver a Prisão de Ventre no seu Filho

Peça Orientação ao Pediatra para Resolver a Prisão de Ventre no seu Filho

Pergunte ao pediatra o que  você pode dar ao seu bebê para ajuda-lo com o problema da prisão de ventre. Até um ano de idade você pode aumentar a ingestão de água entre as refeições, fazer uma dieta rica em cereais integrais ao invés dos refinados, aumentar a quantidade de frutas e verduras e acrescentar a ameixa na refeição ou no intervalo entre elas; isto obviamente se o pediatra não se opuser e sempre seguindo as orientações de introdução de alimentos que o pediatra lhe der.

O segredo é sempre manter uma dieta com muitas frutas, verduras, fibras e muita água para que ele se hidrate bem e possa fazer com que o intestino funcione sem problemas. Caso você perceba que o problema não desaparece, procure um médico para investigar quais as causas dessa prisão de ventre.

Saiba mais em: Baby Center | Prisão de Ventre



Gostou deste Post?

Comentários

  1. sidonia pena diz:

    o meu bebe xta com 1 ano e 10 meses e xta constantemente com problema de constipação intestinal, faz cinco ou seis dias que ele nao evacua e quando isso acontecer as fazes geralmente vem muito duras. acho que tambem pode ser problema de leite, ele mama 3 bibeiroes durante a madrugada e durante o dia nao come quase nada.
    ja peguntei ao pediatra do meu bebe como deverei eu proceder, a pediatra deu-me mais ou como devo fazer e receitou-me algumas vitaminas para tomar mais assim durante o dia nao come quase nada ja suspendi a tomada de 2 biberoes mesmo assim o faço?

  2. André Caldas diz:

    “O normal é o bebê fazer cocô cerca de 10 vezes por dia até as primeiras seis semanas de vida.”

    Cara, da onde você tirou esse “o normal é…”? Acho que você inventou isso!!!

    • katia diz:

      Caro Sr. André, muito grata pela sua visita.
      Veja o que diz o que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria:
      …”Nos primeiros dois meses o bebê poderá apresentar até oito evacuações por dia, evacuando quase a cada mamada, em função do que convencio­namos chamar de reflexo gastrocólico — o enchimento do estômago desencadeia uma onda de movimentos intestinais (peristalse) que culmina com o esvaziamento do reto. Nos meses seguintes, o aparelho digestivo vai se “acalmando” e, como quase todo o conteúdo do leite materno é absorvido, ocorre uma demora bem maior para o enchimento da ampola retal.”…..

      Espero ter respondido a vossa pergunta, podendo conferir a informação que lhe passei acima, no link abaixo:
      http://consultoraemamamentacao.blogspot.pt/2011/07/quantas-vezes-o-bebe-amamentado-ao-seio.html

      • André Caldas diz:

        Sugiro que você mesma re-leia o material que me indicou. Também sugiro que ao menos coloque um “ATÉ”: “ATÉ 10 vezes ao dia”.

        • katia diz:

          Li muito bem o material que lhe indiquei, e não vejo mta diferença do que foi escrito em nosso blog, a falta de um “até” causa-lhe assim tanta irritação????
          Mas para satisfazer o vosso desejo, lá está o ATÉ como o senhor tão gentilmente sugeriu.
          Muito grata pela sua visita e especialmente pela sua atenção em apontar os nossos erros, é de pessoas assim como o senhor que o mundo precisa, que tenham tempo, inspiração e gentileza em “ajudar”.
          Agradeço que continue procurando por erros em nosso blog, sua visita aumenta nossas estátisticas. :)
          Muito obrigada, um gde abraço.

  3. katia diz:

    Realmente Sr. André cada um escreve o quer, porém baseados em informações concretas como foi o caso do link que lhe enviei da Sociedade Brasileira de Pediatria. A internet serve meramente como um ponto de busca de informação, problemas de saúde ou dúvidas de saúde como é o vosso caso com o seu filho de apenas 10 dias, são resolvidos no pediatra; que é o profissional indicado e capacitado para esclarecer as dúvidas dos pais e diagnosticar os sintomas do bebê. Realmente todo erram, mas em se tratando de saúde melhor ouvir o médico do que o profissional de farmácia.
    Esteja a vontade para continuar a nos prestigiar em nossa página, fico feliz que o senhor a aprecie tanto e nos dê a atenção que nos tem dado, sinal que temos alguma importância! ;)
    um gde abraço.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online