Bigmãe
estante montessori

Estante Montessori para o quarto da criança – Veja como fazer

A estante Montessori é um dos elementos essenciais na hora de decorar um quarto montessoriano, uma vez que vai permitir que a criança tenha independência dentro do seu próprio quarto. Ela será capaz de pegar em objetos, brinquedos e até mesmo roupas, sem pedir ajuda dos pais e, poderá guardá-los de volta, no seu devido lugar.

Como organizar uma estante Montessori

É muito importante que os brinquedos estejam dispostos em estantes baixar, dentro de cestos e de forma acessível às crianças. Ou seja, de acordo com a sua altura. Entretanto, não é necessário que todos os brinquedos, objetos e livros estejam neste local.

O ideal é fazer um rodízio a cada 15 dias, para que a criança possa explorar, brincar e aprender com aquele objeto. Se tiver um favorito, este também pode ficar em uma determinada parte da estante. Mas é interessante observar o desenvolvimento da criança para que, quando um brinquedo se tornar desmotivante, possa ser substituído por um outro que apresente um novo desafio.

Vale ressaltar que, se a criança ainda não tiver compreendido o objetivo de um determinado brinquedo, que ela continue tendo acesso ao mesmo para que, através dos seus erros, possa aprender e concluir o que lhe foi proposto. São esses pequenos detalhes que vão incentivar não apenas a autonomia e o senso de organização, mas também o seu desenvolvimento cognitivo e sensorial, por meio de brincadeiras lúdicas.

Características de uma estante montessoriana

Não é necessário que seja uma estante sofisticada. Ela deve ser simples, segura e de fácil acesso. Você pode adaptar estantes já existentes na sua casa, assim como armários e guarda roupas. Por exemplo, ao retirar as portas e posicionar as prateleiras num nível mais baixo, já se torna funcional para uma criança.

No caso do guarda roupas, você pode criar um independente para o seu filho, junto com a estante dos brinquedos. Assim, ele será capaz de escolher não apenas os seus brinquedos, mas também as roupas que irá vestir naquele dia. Lembre-se que não é necessário colocar todas de uma vez, à disposição. Algumas peças é o ideal para que ele possa fazer a escolha.

Veja alguns modelos para se inspirar:

estante nicho montessoriestante nicho montessorianaestante montessorianaestante montessori

Onde comprar uma estante Montessori

Existem algumas lojas físicas e online que se dedicam único e exclusivamente a venda de materiais de decoração, objetos e brinquedos inspirados na metodologia montessoriana. Portanto, você pode investigar sobre esses locais de acordo com a região do país em que mora.

Entretanto, também pode procurar em lojas de decoração e venda de móveis. Este tipo de móvel é conhecido como estante de nicho, e não é difícil de encontrar. Inclusive, algumas lojas disponibilizam opções para você escolher as cores, os tamanhos e a altura desejada.

A terceira opção é mandar fazer sob medida. Assim você também consegue fugir dos padrões do mercado e adaptar de acordo com a sua necessidade, o tamanho do quarto e orçamento disponível. Mas, se você tiver o dom da marcenaria, também pode fazer em casa. Lembre-se apenas das questões básicas de segurança, como afixar na parede a estante, lixar e envernizar para evitar farpas nos dedos dos pequenos.

Dicas práticas

Algumas dicas de como organizar e escolher os objetos para a estante montessori vão ajudar a potencializar ainda mais os objetivos e benefícios desse método:

  • Segurança em primeiro lugar: verifique se a estante está fixa na parede para evitar acidentes;
  • Reforce as quinas com silicones de proteção;
  • Disponibilize brinquedos variados, para estímulos diferentes: visão, audição, tato, paladar e olfato;
  • Intercale com outros elementos de decoração montessoriana: prateleiras, tapete, barra e espelho;
  • Disponibilize os objetos que possuem mais peças em cestos para facilitar o tirar e guardar;
  • Reforce com a criança a importância de guardar no mesmo local;

Lembre-se que, apesar da independência proposta, ainda é necessário monitorar as crianças durante as atividades.