InícioEducaçãoEstante Montessori para o quarto da criança - Veja como fazer

Estante Montessori para o quarto da criança – Veja como fazer

Publicado em

A estante Montessori é um dos elementos essenciais na hora de decorar um quarto montessoriano, uma vez que vai permitir que a criança tenha independência dentro do seu próprio quarto. Ela será capaz de pegar em objetos, brinquedos e até mesmo roupas, sem pedir ajuda dos pais e, poderá guardá-los de volta, no seu devido lugar.

Como organizar uma estante Montessori

É muito importante que os brinquedos estejam dispostos em estantes baixar, dentro de cestos e de forma acessível às crianças. Ou seja, de acordo com a sua altura. Entretanto, não é necessário que todos os brinquedos, objetos e livros estejam neste local.

O ideal é fazer um rodízio a cada 15 dias, para que a criança possa explorar, brincar e aprender com aquele objeto. Se tiver um favorito, este também pode ficar em uma determinada parte da estante. Mas é interessante observar o desenvolvimento da criança para que, quando um brinquedo se tornar desmotivante, possa ser substituído por um outro que apresente um novo desafio.

Vale ressaltar que, se a criança ainda não tiver compreendido o objetivo de um determinado brinquedo, que ela continue tendo acesso ao mesmo para que, através dos seus erros, possa aprender e concluir o que lhe foi proposto. São esses pequenos detalhes que vão incentivar não apenas a autonomia e o senso de organização, mas também o seu desenvolvimento cognitivo e sensorial, por meio de brincadeiras lúdicas.

Características de uma estante montessoriana

Não é necessário que seja uma estante sofisticada. Ela deve ser simples, segura e de fácil acesso. Você pode adaptar estantes já existentes na sua casa, assim como armários e guarda roupas. Por exemplo, ao retirar as portas e posicionar as prateleiras num nível mais baixo, já se torna funcional para uma criança.

No caso do guarda roupas, você pode criar um independente para o seu filho, junto com a estante dos brinquedos. Assim, ele será capaz de escolher não apenas os seus brinquedos, mas também as roupas que irá vestir naquele dia. Lembre-se que não é necessário colocar todas de uma vez, à disposição. Algumas peças é o ideal para que ele possa fazer a escolha.

Veja alguns modelos para se inspirar:

estante nicho montessori estante nicho montessoriana estante montessoriana estante montessori

Onde comprar uma estante Montessori

Existem algumas lojas físicas e online que se dedicam único e exclusivamente a venda de materiais de decoração, objetos e brinquedos inspirados na metodologia montessoriana. Portanto, você pode investigar sobre esses locais de acordo com a região do país em que mora.

Entretanto, também pode procurar em lojas de decoração e venda de móveis. Este tipo de móvel é conhecido como estante de nicho, e não é difícil de encontrar. Inclusive, algumas lojas disponibilizam opções para você escolher as cores, os tamanhos e a altura desejada.

A terceira opção é mandar fazer sob medida. Assim você também consegue fugir dos padrões do mercado e adaptar de acordo com a sua necessidade, o tamanho do quarto e orçamento disponível. Mas, se você tiver o dom da marcenaria, também pode fazer em casa. Lembre-se apenas das questões básicas de segurança, como afixar na parede a estante, lixar e envernizar para evitar farpas nos dedos dos pequenos.

Dicas práticas

Algumas dicas de como organizar e escolher os objetos para a estante montessori vão ajudar a potencializar ainda mais os objetivos e benefícios desse método:

  • Segurança em primeiro lugar: verifique se a estante está fixa na parede para evitar acidentes;
  • Reforce as quinas com silicones de proteção;
  • Disponibilize brinquedos variados, para estímulos diferentes: visão, audição, tato, paladar e olfato;
  • Intercale com outros elementos de decoração montessoriana: prateleiras, tapete, barra e espelho;
  • Disponibilize os objetos que possuem mais peças em cestos para facilitar o tirar e guardar;
  • Reforce com a criança a importância de guardar no mesmo local;

Lembre-se que, apesar da independência proposta, ainda é necessário monitorar as crianças durante as atividades.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados