Bigmãe
brincadeiras juninas

Brincadeiras Juninas: 15 opções para animar o seu São João

Com certeza você já ouviu falar na expressão Festa Junina. Mas você sabe como surgiu, não só a comemoração, mas também as brincadeiras juninas? Há uma versão que revela que esta é uma comemorações católicas, na qual celebra-se o dia de Santo Antônio, São Pedro e São João. Alguns afirmam que está foi uma festividade herdada pelos portugueses, que naquela época repassaram esta cultura com alguns outros traços europeus. Sendo uma delas muito presente nesta festividade: a quadrilha, que adaptou-se das famosas danças da nobreza francesa.

História a parte, esta é uma festividade que agrada a todos os gostos (ou pelo menos a sua maiorida) devido as músicas tradicionais: “pula fogueira ia-ia, pula fogueira -io-io, cuidado para não se queimar, pois essa fogueira já queimou o meu amor”. Sem contar as deliciosas comidas típicas, como a canjica, o quentão, pé de moleque e tantos outros quitudes. E é claro, a famosa quadrilha e suas tradicionais brincadeiras juninas.

Anime a sua festa com essas 15 brincadeiras juninas

Já parou para pensar que esta festividade agrada a crianças e adultos? E que todos podem e se divertem bastante com as brincadeiras juninas? É por isso que fizemos uma lista que vai agradar aos pais e filhos:

1. Quadrinha

quadrilha junina

A mais tradicional entre todas as brincadeiras juninas, consiste em fazer uma grade dança com todos os participantes, formando pares. E nem é preciso ensaiar. Basta que uma pessoa dê as ordens e as demais seguem no improviso: “Olha a cobra! É mentira!”

2. Casamento Caipira

Em uma quadrilha não pode falta: a noiva, o noivo, o pai da noiva e o padre. Esta brincadeira acontece no mesmo momento da quadrilha. E torna a dança ainda mais interessante e divertida. Antes de começar, escolha os personagens. E não deixe de fora a viúva.

Veja também: As melhores brincadeiras antigas para crianças

3. Pula Fogueira

Esta é preciso um pouco de atenção e cuidado. Principalmente com as crianças. Recomenda-se que, para as crianças poderem se divertir, seja criada uma fogueira artificial para que elas possam pular. Use a criatividade: para a madeira, rolos de papel toalha pintados e para o fogo, papel celofane vermelho e amarelo.

4. Dança da Laranja

Está na hora de ver quem é que consegue dançar com o seu par, mas com uma fruta no meio do casal: a laranja. Isso mesmo. Ambos precisam dançar, com as mãos para trás das costas e com a laranja entre as testas. Quem ficará até o fim da música, nesta brincadeira junina?

5. Correio Elegante

correio elegante

Enviar uma mensagem de carinho, de amor, amizade ou até mesmo engraçada. Esta é a intenção do correio elegante. Antes da festa começar, prepare uma cestinha com vários papeis recortados (pode ser em formato de coração ou como preferir) e uma caneta. Nomeie o responsável que escreverá os recados e fará as entregas.

6. Cadeia

Reserve um cantinho na festa, isolada com cadeiras (ou então imitando uma cela de prisão). Aqui será necessário nomear um ou dois responsáveis: os xerifes. Ao longo da festa eles farão prisões aleatórias e, para que os presos possam sair da cadeia, precisam fazer algo previamente combinado: pagar um mico, dançar ou cantar, por exemplo.

7. Pescaria

Esta brincadeira junina geralmente é a mais cobiçada pelas crianças. Para prepara-la você vai precisar de um “lago de areia” e peixinhos de papel, com argolas na ponta. Enterre os peixinhos de pé pela barbatana e deixe a argola para cima. Para as varas de pescar, você pode utilizar bambu com um barbante amarrado na ponta. Para o anzol, enrola um pedaço de arame mais grosso. Assim nenhuma criança corre o risco de se machucar.

Para esta brincadeira (ou qualquer outra) você pode pensar em pequenas recompensas para quem consegue pescar. Podem ser lembrancinhas da loja de R$ 1,99 ou até mesmo uma bala, pirulito ou bombom.

Veja também: 20 brincadeiras populares para ensinar as crianças

8. Corrida do Ovo

Muita habilidade para esta corrida. Imagine as crianças correndo com uma colher na bola e um ovo cozido equilibrado em cima? É deste tipo de diversão que as festas juninas proporcionam, tanto para crianças, quanto para adultos.

9. Corrida do Saco

Outra corrida super divertida desta lista de brincadeiras para festa junina. Aqui você vai precisar daqueles sacos de pano (linho) para que as crianças e os adultos entre dentro deles e corram, pulando, para conseguir se movimentar até uma linha de chegada.

10. Argola

jogo das argolas

Para testar a pontaria dos seus convidados, você pode enfeitar garrafas de vidro de cerveja ou então pet de refrigerante, para que as crianças e os adultos tentem acertar as argolas. Aposte na criatividade e a festa ficará ainda mais divertida com esta brincadeira.

11. Boca do Palhaço

Esta é bem simples e divertida de reproduzir. Peguem em um caixote de papelão e faça um buraco circular. Está será a boca do palhaço. Para enfeitar, desenho e decore a caixa a partir deste buraco, que será onde as crianças terão que acertar com uma bola (que pode ser feita de meia).

12. Tomba Lata

Esta brincadeira junina também considera a mira como fator crucial. Mas desta vez para derrubar as latas. Para criar esta brincadeira, utilize latas velhas de comida. Basta decorar e empilhar. A bola para derrubá-las pode ser feita de meias, assim como a da boca do palhaço.

13. Rabo do Burro

As crianças costumam adorar e rir bastante desta brincadeira. Pois o objetivo aqui é tentar colocar o rabo de um burrinho, no seu corpo, com os olhos vendados. E para complicar, também vale rodopiar a criança para ficar ainda mais difícil de acertar. Quando elas tiram a venda, percebem que o rabo do burrinho pode estar na sua orelha!

14. Bingo

bingo junino

Esta brincadeira ultrapassa gerações e está presente em diversas festividades. Você pode preparar todo o jogo de raiz ou então comprar um jogo de bingo para realizar durante a festa. Uma dica é pedir para os convidados trazerem lembrancinhas (baratas) para que sejam estas as premiações.

15. Pau de Sebo

Esta brincadeira junina é muito comum em cidades do nordeste, onde a tradição perpetuou-se como uma competição. O pau de sebo é um tronco bastante liso e difícil de escalar. E na sua ponta, lá no topo, geralmente há uma recompensa. E todos devem tentar alcançar. Adapte esta brincadeira para criar um desafio na sua festa junina.

Agora que você já possui uma lista de brincadeiras, pode preparar esta festividade, seja com os amigos ou com a família. O certo é que todos irão adorar.