Com a chegada do inverno (no Brasil)  não há diversão melhor do que as famosas Festas Juninas que decorrem em todo o país. As Festas Juninas acontecem em vários países do mundo, em alguns lugares são chamadas como Festa do Santos Populares, em outros Festa de São João. Juntamente com as Festas Juninas, as tradições que elas representam são fortemente transmitidas de geração para geração.

No Brasil as Festas Juninas tiveram origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo António, São João e São Pedro; e  podem ser especificamente divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Atualmente as Festas Juninas no Brasil costumam acontecer em clubes, igrejas, na Praça principal de cidades pequenas, em comunidades locais e em escolas. Os participantes geralmente estão vestidos  com roupas ‘caipiras’ ou ‘saloias’, e os famosos arraiás são decorados com bandeiras dos santos populares, e bandeirolas multicoloridas. Não se pode esquecer da tradicional fogueira e as danças de quadrilha que se realizam em todas as Festas Juninas. Em alguns países há a tradição de se soltar balões, mas parece que nos últimos tempos a tradição tem sido proibida devido ao risco de ocasionar incêndios nas casas e nas florestas.

O famoso mastro de São João não pode faltar, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. Nele são amarrados as bandeiras com a imagem dos 3 santos populares.

A dança da quadrilha  recebe nomes diferentes em cada região do Brasil:

* Quadrilha Caipira em São Paulo
* Mana-Chica no Rio de Janeiro
* Quadrilha Matuta no nordeste do Brasil

No nordeste foram incorporados ritmos de música diferentes das músicas tradicionais de Festas Juninas;   o forró, o baião, o xote, o reizado, o samba-de-coco e outros ritmos fazem a festa ficar mais animada. É comum também nesta época do ano realizar simpatias, sortes e adivinhas para Santo António, pedindo sorte no amor, um namorado, ou um casamento feliz.

As comidas que podem ser encontradas nas diversas quermesses espalhadas pelo Brasil, são divinais, se você adora petiscos diferentes, esta é a ocasião para se deliciar e aproveitar para desgustar estas maravilhas da cozinha típica brasileira. Bolo de Milho, Pamonha, Curau, Cuscuz, Pé-de-Moleque, Cocada, Tapioca, Milho Verde, Quentão, e outras tantas comidas saborosas fazem parte da festança!

Em outros países como a França  temos a “Fête de Saint-Jean” (Festa de São João), tal como no Brasil,  na Polônia temos a “Noc Świętojańska” (Noite de São João), na Ucrânia temos a festa de Ivana Kupala (João Batista) , em Portugal temos as Festas dos Santos Populares que se realizam em especial em Lisboa e no Porto, e demais cidades portuguesas; e por fim na Suécia temos as festas juninas mais famosas do mundo, as Midsommarafton.

Vocês gostam de Festas Juninas? Partilhem conosco a sua opinião!!!!!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de