Animais Domésticos

Gostou deste Post?

Muito se fala de animais domésticos, mas será que todos os animais podem ser domesticados? Como escolher o melhor animal para cada tipo de lar e situação? É preciso saber tudo isso antes de comprar ou escolher um mascote para o lar. A responsabilidade de cuidar é grande, já que eles não são peças descartáveis. Muitas pessoas querem fugir do comum e acabam optando por animais exóticos, como iguanas, cobras e até mesmo piranhas. Estes tipos de animais  podem até figurar entre animais de estimação, mas nunca estarão na lista dos animais de companhia.

Há uma sensível diferença entre os animais de estimação e os animais de companhia. Muito animais podem ser domesticados, inclusive os animais exóticos. A diferença é que os animais de companhia são parceiros do homem. Nesta lista entram animais como o cão e gato, já que eles são carinhosos e fiéis aos donos, sempre os acompanhando. Isso é o que diferem eles das outras espécies que nem sempre são amáveis com os donos.

Os animais domésticos podem ser classificados de duas maneiras; como companheiros ou como criação. O segundo tipo é quando as pessoas domesticam os animais para que eles sirvam mais tarde de alimento. Os animais mais dóceis são os preferidos para quem busca um animal de estimação. Os esquilos, escorpiões, tarântulas, araras e cobras podem até ser domesticados com muita dificuldade, mas não trarão nenhum conforto ao lar, já que eles causam mais medo do que alegria.

Mas, nem todo animal de estimação precisa ser necessariamente um animal de companhia. O importante é que o dono goste ou sinta afeto pelo animal. O dono precisa se responsabilizar apenas pelo cuidado e bem-estar do animal, já que se ficar comprovado que houve maus-tratos o dono poderá ser responsabilizado legalmente.

O hábito de domesticar animais é milenar.

Tradição dos animais de estimação

O hábito do ser humano de ter um cão ou um gato como animal doméstico é muito antiga; aliás o hábito de domesticar animais, para qualquer fim é um dos hábitos mais antigos do mundo. E os motivos para o começo da domesticação são vários. Desde companhia, segurança do território, reprodução para a venda, ajuda nos serviços rurais, caça, rastreamento e etc. Atualmente os bichos de estimação entraram em uma nova categoria. Esses animais são tidos como verdadeiros membros da família. Por vezes mais cuidados e com maior importância que o próprio ser humano. A afinidade do homem com esses animais faz com que eles sejam cuidados, respeitados e tratados como semelhantes. É por isso mesmo que a cada dia cresce o senso de responsabilidade e respeito com esses animais domésticos.

Lembre-se que entre os animais domésticos estão incluídos os coelhos, vacas, patos, e outros. Animais domésticos podem ser criados em casa, ou dependendo do tamanho dele, poderá ser criado na fazenda.

A denominação de animais domesticados é dada àqueles animais que são treinados para ter um comportamento habitual em situações semelhantes, e nem todo animal deixa-se domesticar!

Por  toda  a responsabilidade que implica cuidar de um animal doméstico, é importante que  antes de adotar um animal doméstico a pessoa precisa ter cuidados fundamentais, tais como:

- Observar o tempo de vida do animal;

- Calcular todas as despesas que terá, incluindo alimentação e saúde;

- Ver a disponibilidade do espaço físico, já que um animal de estimação não pode ficar confinado em um espaço pequeno;

- Pessoas que irão interagir e cuidar do animal devem estar de acordo com a escolha. Esses animais precisam de carinho e atenção;

- Onde o animal ficará e por quem será alimentado durante ausências longas;

- Cuidar para que a higiene dele esteja em dia, assim como a sua alimentação;

- Cuidar da vacinação para não correr o risco de disseminar nenhuma doença grave, como a raiva;

- Estar atento à segurança e usar coleira e outros artefatos quando estiver em via pública. Limpar os  excrementos fecais da via pública também é responsabilidade do dono do animal;

- Frequentar o veterinário sempre que necessário.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. emilli sousa de lucena diz:

    meu nome e emilli e u gosto muito mais muito de animais e u tenho um monte de cao eles sao bonitos tem filhotes

  2. david moreira diz:

    gostei muito deste site , gosto muito de animais tenho dois caes , uma cadela e um cao o meu cao e pequeno pode andar pela casa soque a cadela e grande tem que ficar no quintal .
    A raça do meu cao e yorkshire terrie e da minha cadela e uma raça misturada e de pastor alemaos com outra raça que eu nao sei qual e….

  3. vinicius diz:

    quem fez esse site, está de PARABENS eu gostei muito, muito
    eu moro em itapetininga/SP eu tenho 10 anos mas este site mi ajodou muito na minha lião de casa e minha profª gostou muito, nossa mas esse site eu aprendi um montão de coisas de animal domestico.
    eu quero dar esse 1,000,000 PARABENS mas minha mae falou que vai dar pra mim um cachorrinho.
    mas agora eu preciso procurar uma casinha pra ele.E o nome dele vai ser yock
    ele vai ser o meu amigo predileto e do meu irmao tambem.
    Eu peguei essas ftos ai em cima do cachorrinho e do gatinho mas essa foto é tão lindo.

  4. thayane diz:

    nossa é muito lega pois ensina varia coisas!bjsss

  5. regina tortato diz:

    Parabéns pela matéria,meu filho tem adoração por bichos e diz até que vai ser veterinario quando crescer,ele tem animais desde que nasceu,gato cachorro e passarinho.Entrei nesse site para fazer uma pesquisa escolar para ele e encontramos o que procurávamos,obrigada..

  6. evelynn diz:

    goiato muito de cachoros tenho 3 em casa tem um dog alemão,dog de bodor e um poodle eu amo muito eles são caes muito alegris
    por mim tinha mais do que isto mais não posso

  7. Emille diz:

    Os animais de estimação servem mais é para nos divertir e trazer alegria.

  8. Marco diz:

    AMO!! os animais.Procuro sempre me infoemar àrespeito deles e localizei o vosso site.Parabems pelo mesmo.Cordialmente Marco Andrade.

  9. nikole diz:

    que legal essas informaçoes

  10. anna ligya diz:

    as irformaçoes sao otimas

  11. camily diz:

    ai gente eu adorei o texto acima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. camila diz:

    amei tudo que eu li no testo acima eu ache munto ideresantes !!!!!!!!!!!!!!!
    assi:Camila

  13. jaqueline diz:

    olá Kátia pinheiro , já que vc fez esse blog muito interessante,parabéns. gostaria que vc colocasse os três tipos de animais domésticos exemplo os exóticos e a sua definição abaixo. se possível.

    • katia diz:

      Olá Antónia (Jaqueline), muito obrigada pelo seu elogio.
      Os animais domésticos mais comuns são o cão, o gato e alguns tipos de passarinhos que podem ser mantidos em casa. Suas demais questões sugiro que vc as faça a um biólogo que é a pessoa mais indicada para lhe dar a definição de bichos e afins.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online