Apesar de existir lei que proíba o uso do celular enquanto se está a conduzir um veículo, vemos diariamente no trânsito centenas de pessoas a falarem no celular enquanto conduz e até mesmo a enviar mensagens de texto. Porém o que estas pessoas esquecem é que um carro é uma arma, e uma leve distração de apenas alguns segundos é capaz de ocasionar uma grande tragédia.

projeto-maos-no-volante

Falar ao telefone distrai a nossa atenção, enviar mensagens de texto ainda mais, pensando nisso o governo federal lançou o aplicativo Mãos no Volante, que foi desenvolvido com o objetivo de educar o motorista a não utilizar o telefone celular enquanto estiver dirigindo. A medida pode ajudar a reduzir as infrações de trânsito, que em 2011 somaram 45 mil no Distrito Federal.

Funciona da seguinte forma, o aplicativo bloqueia as chamadas durante o período em que o motorista estiver conduzindo o automóvel e responde às ligações com uma mensagem de texto padrão: “ESTOU DIRIGINDO NO MOMENTO. LIGO MAIS TARDE. Uma mensagem do DENATRAN.” Ao estacionar, o motorista desativa o aplicativo e confere as chamadas não atendidas. O aplicativo se encontra disponível para o sistema Android e a mensagem pode ser configurada de outra forma. O programa já atingiu mais de 22 mil downloads.

Quem sabe desta forma o motorista se sentirá mais tranquilo e não ficará tão aflito para atender as ligações e enviar as mensagens enquanto dirige. Lembre-se,  falar ao celular enquanto conduz põe a sua vida e  a vida de outros inocentes em risco. Pense nisso e ajude a divulgar esta notícia! 🙂

Fonte: G1

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ