InícioEducaçãoMeninos e meninas podem dividir o mesmo quarto?

Meninos e meninas podem dividir o mesmo quarto?

Publicado em

O melhor amigo do seu filho é uma menina (ou vice e versa) e é claro que quando crianças eles sempre adoram dormir um na casa do outro, mas será que é certo deixá-los dormirem no mesmo quarto?

Segundo psicólogos, até os 7 ou 8 anos as crianças acham totalmente natural dormir com uma criança do sexo oposto.

Se for com amigos e eles tiverem a mesma idade, não há mal nenhum em deixá-los compartilhar o quarto, será a mesma coisa do que se eles fossem irmãos e dividissem o cômodo.

E não se assuste: até os 5 anos é normal uma curiosidade da parte deles com relação ao sexo, principalmente as brincadeiras de abaixar as calças ou levantar a saia e mostrar o corpo para o coleguinha; isto é apenas curiosidade natural de ver um corpo diferente do dela, não se assuste.

Como você percebeu, pode deixar seu filho dormir com a coleguinha sem problemas, apenas supervisione para ver o que eles estão fazendo, de vez em quanto. Se a porta do quarto estiver trancada, bata antes para mostrar que você está lá.

Se você por um acaso entrar no quarto e se deparar com uma situação inusitada, fique calma. O melhor nesta situação é explicar as diferenças entre os corpos e que a curiosidade é normal, mas que isso não quer dizer que ela possa ficar mexendo no corpo do colega.

Caso você entre no quarto e veja eles sem roupa, peça para que se vistam e explique que isso é normal, mas tudo tem que ter limites, ou seja, colocar objetos ou tocar o corpo do colega não pode.

Caso você perca a fala e se assuste, sugira que eles brinquem de alguma outra coisa.

Mas nunca se esqueça da conversa, mesmo que ela seja deixada para o dia seguinte; se achar necessário, compre alguns livrinhos para ajudar na conversa – existem diversos livros feitos para as diferentes faixas etárias das crianças.

E é claro, comunique os pais do amiguinho do seu filho sobre o que aconteceu e diga como agiu no caso para que eles saibam como conversar com o filho deles também.

As únicas coisas que você não deve fazer de jeito nenhum é gritar com eles, demonstrando irritação, desapontamento ou indignação; dizer que a situação está feia ou é proibida e nunca colocar as crianças no castigo por causa disso.

Não reprima a curiosidade do seu filho: prefira explicar antes de qualquer coisa, ele só precisa entender as mudanças.

Também pode interessar-lhe:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados