Ecoponto - Lixo Reciclável

Na Europa a reciclagem do lixo é realmente levada a sério, o Brasil produz 100 mil toneladas por dia de lixo, e  apenas 5% do lixo urbano é reciclado; sendo que na Europa e nos U.S.A cerca de 40% do lixo urbano é reciclado. Antigamente o lixo era composto praticamente apenas de materiais orgânicos, mas com o passar  dos anos muitos produtos industrializados surgiram e com eles embalagens plásticas, vidro, metal, etc. Em consequência do progresso,  já não havia mais onde “despejar” ou descartar todo este lixo,  que não iria se deteriorar rapidamente nos aterros sanitários; daí nasceu a necessidade da reciclagem.

Símbolo de Reciclagem – Obra de Krdan – Wikipédia

Para além disso a reciclagem abrange pontos importantes como a preservação do meio ambiente; ou seja, se reciclarmos papéis velhos, menos árvores serão cortadas para a produção de novos livros e novos cadernos, e assim sucessivamente. A reciclagem tem também papel importante a nível social, dado que muitos moradores de rua sobrevivem de recolher material reciclável por toda a cidade e posteriormente vendendo-os aos pontos de coleta. Reciclar é bom para você, é bom para o meio ambiente, e é bom para a sociedade em termos gerais.

Na Europa os chamados Ecopontos estão distribuidos pelas ruas da cidade, e todo cidadão consciente separa o lixo reciclável em casa, e os coloca nos devidos Ecopontos; no Brasil eu nunca vi isso nas ruas. Na Europa muita gente tem  dificuldade em memorizar as cores com os tipos de materiais a serem descartados, isso é comum; porém  quase sempre em cada Ecoponto há imagens e cartazes a informar o que e onde deve ser colocado o lixo reciclável.

Se você tem alguma dúvida veja abaixo:

Ecoponto em Portugal – Foto de Nricardo – Wikipédia

– O ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas.

– O azul serve para depositar embalagens de papel e cartão e também jornais, revistas e papel de escrita.

– O verde é para o vidro.

Lembre-se também que pilhas e baterias não devem ser colocadas no lixo comum como já citamos aqui no Bigmae.com, uma única pilha é capaz de contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol. Faça deste planeta um mundo melhor, ele não nos pertecene, ele apenas nos foi emprestado por alguns anos. Deixe um planeta melhor para as gerações futuras!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de