Uma das questões que você deve prestar atenção no desenvolvimento do seu filho é a coordenação motora. Ela nada mais é do que a capacidade do cérebro do seu filho em equilibrar o corpo e coordenar os movimentos para que os músculos e as articulações atendam as necessidades de locomoção e movimentação do seu pequeno. Você pode ver se o seu filho está com boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que ele demonstra.
Caso a criança não apresente a coordenação motora esperada, você pode recorrer a profissionais que irão realizar atividades para estimular a coordenação e melhorar o desenvolvimento do seu filho. Uma das atividades usadas para a melhoria da coordenação motora é a atividade física, já que faz com que o seu filho tenha o cérebro estimulado para que assim ele tenha a capacidade de se equilibrar quando fizer algum movimento.
A coordenação motora é dividida em três categorias são:
– Coordenação motora geral
– Coordenação motora fina
– Coordenação motora específica
* É muito importante que você saiba diferenciar uma da outra e assim poder ver o desenvolvimento do seu filho, se está ou não de acordo. A coordenação motora geral nada mais é do que a capacidade que as pessoas têm de usar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e outros exercícios da mesma espécie.
* Já a coordenação motora específica permite que os adultos e as crianças possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Por exemplo, para chutar uma bola, o corpo precisa de uma determinada coordenação motora, para jogar basquete, uma coordenação motora diferente e por aí vai.
* E por fim, a coordenação motora fina é responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que os outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada quando vamos costurar, escrever, recortar algo, acertar um alvo (não importa qual o tamanho) ou até mesmo para digitar; tudo isso é obra da coordenação motora fina.

Para que a coordenação motora funcione de forma satisfatória, o canal de entrada e saída do corpo chamado de input e output respectivamente deve estar em perfeita sintonia e funcionando perfeitamente. A criança recebe o estímulo que entra pelo canal input e assim é trabalhado pelo cérebro até que ele mande um comando para o corpo que será executado pelo canal output.
Caso observe alguma dificuldade de coordenação motora em seu filho não se preocupe pois há vários profissionais que a podem ajudar, como: o pediatra, o psicopedagogo e até mesmo um fisioterapeuta caso a dificuldade seja em relação a coordenação motora geral (movimentos).
Você pode também realizar em casa com o seu filho inúmeras brincadeiras para exercitar a coordenação motora dele, basta ser criativa! 😉
O vídeo abaixo exemplifica a coordenação motora geral, ou seja total controle dos movimentos do corpo: