InícioAtividades para CriançasA Importância de Uma Enciclopédia

A Importância de Uma Enciclopédia

Publicado em

O dicionário tira nossas dúvidas com relação ao significado e a maneira correta de escrever as palavras. Já a enciclopédia nos ajuda a entender e perceber os fatos históricos, definições de países, plantas, animais; tudo o que você imaginar.

A enciclopédia tem a função de definir, de forma atualizada os contextos e fatos da atualidade, deixando o seu leitor informado e consciente de todos os fatores que quiser ou tiver necessidade de saber. A enciclopédia é um dos instrumentos que trata de todas as ciências, artes e que resume todas as áreas de conhecimento humano que as pessoas necessitam ou por acaso irão necessitar um dia.

importancia da enciclopedia

Antigamente era comum você adentrar as casas e ver a coleção da enciclopédia exposta em lugar de honra na estante. São inúmeros livros, que dividem os assuntos por ordem alfabética para facilitar a pesquisa. Hoje em dia há um jeito mais simples de consultar a enciclopédia; há formatos digitalizados em forma de CD-ROM ou até mesmo na internet onde você pode entrar no site da enciclopédia e pesquisar tudo o que você necessita sem sequer tocar em um livro. Mas os livros em si têm a sua própria magia e é muito interessante fazer uma pesquisa numa enciclopédia onde podemos tocar e ler calmamente.

E para facilitar a pesquisa, há enciclopédias gerais e as divididas por assunto ou profissões, como a enciclopédia médica e assim por diante. São específicas de um assunto ou profissão e trazem todo o material necessário para a pessoa pesquisar e se atualizar.

Não pense você que a enciclopédia se parecer com o dicionário é mera coincidência. O fato é que a enciclopédia surgiu da mesma ideia do dicionário. A enciclopédia é a versão estendida e detalhada do dicionário. Por isso mesmo ela é tão importante. É o melhor guia tira-dúvidas que existe.

A enciclopédia é muito usada por estudantes, já que reúne todos os assuntos que eles precisam para poder pesquisar e aumentar o próprio conhecimento; por isso o estudante deve fazer da enciclopédia a sua melhor companheira nos estudos e para toda a vida.

Investir e adquirir uma  enciclopédia é trazer uma parte do mundo para dentro de casa e deixar sempre a mão o conhecimento sobre tudo, inclusive é um excelente recurso para as dúvidas diárias. É um livro que reúne o passado e o presente em um só local. Uma fonte de informação e cultura inesgotável.

As enciclopédias mais conhecidas são:

– Encyclopaedia Britannica (1768-1771)
– Meyers Konversations-Lexikon (1839-1984)
– Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (1935-1960)
– Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (1963-1995)
– Enciclopédia Verbo Edição Século XXI
– Enciclopédia Barsa
– Enciclopédia Caldas Aulete
– Enciclopédia Delta-Larousse
– Grande Enciclopédia Larousse Cultural
– Enciclopédia Larousse da vida animal
– Enciclopédia Mirador (1979)
– Wikipédia
– Knol

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados