Histórias para Crianças – A Lenda do Arlequim

Gostou deste Post?

Desde há muito que histórias e lendas encantam as crianças. As histórinhas e lendas sempre nos trazem um sonho, uma lição de vida, uma esperança, um exemplo de solidariedade, e até mesmo nos traz exemplificados em certos personagens, o que nunca devemos ser em nossas vidas.

Por este motivo penso que o incentivo a leitura desde quando somos pequenos é de suma importância. Para marcar este post decidi transcrever aqui ‘A lenda do Arlequim’, texto que faz parte do livro ‘Novas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso (Ed.Portugal Mundo), transcrição feita com a autorização do autor.

A Lenda do Arlequim

Conta a lenda …que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácios, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.

A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder lhe fazer nenhum traje.

Os amigos vendo-o triste, resolveram dar o que tinham, os bocadinhos de fazendas que sobrara da confecção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.

Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por ter se apresentado com o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:

- O meu fato foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe.

Ilustração de: Maria João Lopes



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress