InícioEntrevistas no BigmãeEntrevista com Tito de Morais - Miúdos Seguros na Net

Entrevista com Tito de Morais – Miúdos Seguros na Net

Publicado em

Hoje o Bigmãe traz para vocês uma entrevista com uma das pessoas mais importantes em Portugal no que diz respeito a segurança na internet, o Sr. Tito de Morais fundador do projeto Miúdos Seguros na Net.

Nesta entrevista pais e mães poderão inteirar-se acerca do trabalho desenvolvido pelo Sr. Tito de Morais no Miúdos Seguros na Net, podendo inclusivamente participar de um curso online de “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet“.

Os nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Tito de Morais pela gentileza e simpatia com que aceitou o nosso convite para a entrevista!

miudos-seguros-na net-entrevista-tito-morais

Entrevista com Tito de Morais – Miúdos Seguros na Net

Bigmãe: Quando e como você começou o projeto MiudosSegurosNa.Net?

Tito de Morais: Em 2000 trabalhava como responsável de marketing da subsidiária Portuguesa de um operador global de serviços Internet para empresas com operações em 18 países da Europa, América Latina e Estados Unidos. Uma das minhas tarefas era lançar e comunicar localmente um serviço de gestão da segurança da informação. Na altura apercebi-me que não havia informação em língua portuguesa sobre a segurança online de crianças e jovens. Em 2003, quando fiquei desempregado, aproveitei para começar a escrever uma coluna semanal sobre o assunto. Ao fim de um ano tinha 52 artigos, tinha registado o domínio e decidi colocar todos os artigos online associados a uma email newsletter. A partir desse momento comecei a ser solicitado sobre o tema, seja por escolas, associações de pais para acções de sensibilização e formação, seja por meios de comunicação social que queriam abordar o tema em peças noticiosas.

tito-de-morais

Bigmãe: Quais ações você realiza atualmente no projeto MiudosSegurosNa.Net?

Tito de Morais: O Projecto MiudosSegurosNa.Net actua sobretudo no domínio da sensibilização e da formação sobre a segurança online de crianças e jovens. Fazêmo-los através da publicação de artigos no site e no blog, através da email newsletter que conta já com cerca de 15 mil assinantes e partilhando notícias sobre o tema nas redes sociais, sobretudo através da página no Facebook onde recentemente atingimos os 24 mil fãs. Mas fazêmo-lo também respondendo a pedidos de ajuda que recebemos através dos diversos canais, dando a nossa colaboração a jornalistas que escrevem sobre o tema e a estudantes que se encontram a desenvolver trabalhos sobre o tema ou a fazer teses de Mestrado e Doutoramento, pedidos de colaboração com outros projectos e, claro está, pedidos de escolas, associações de pais, etc. para os visitarmos para acções de sensibilização/formação. Mais recentemente, começámos também a desenvolver cursos online.

Bigmãe:  Pela sua experiência ao longo desses anos a frente do projeto, o que pode dizer em relação a atenção que pais e mães têm com o que seus filhos fazem na internet?

Tito de Morais: De uma forma geral diria que a generalidade dos pais e educadores estão despertos para o tema e que se procuram informar. O problema geralmente é pôr a informação adquirida em prática. Daí a ideia dos cursos. No entanto, como é natural, encontramos desde pais extremamente controladores até aos excessivamente permissivos. Desenvolver abordagens equilibradas nem sempre é fácil e é nisso que o Projecto MiudosSegurosNa.Net procura ajudar.

Bigmãe:  A partir de que idade a criança pode começar a ser orientada em relação aos perigos da internet?

Tito de Morais: A Internet é cada vez mais tranversal a toda a actividade humana, estando presente em todo o lado através de uma variedade de dispositivos a que as crianças acedem em idades cada vez mais precoces, pelo que diria que essa orientação deve começar quando a criança começa a usar dispositivos de acesso à Internet.

tito-de-morais-miudos-seguros

Bigmãe:  Quais as dicas para que a criança, o jovem e até mesmo os adultos, desenvolvam espírito analítico e sentido crítico em seu “percurso” pela internet?

Tito de Morais: Olhar para as coisas de diversas perspectivas, aprender a questionar-se e a interrogar-se, a pôr em dúvida, é uma competência essencial. Não “comprar o peixe como o querem vender”. Pensar e reflectir por oposição ao impulso. E há técnicas e metodologias para o aprendermos a fazer. E algumas delas serão focadas no curso que estamos presentemente a desenvolver – “Fake! Como Separar o Trigo do Joio na Internet” – e que está actualmente em pré-venda em http://www.miudossegurosna.net/cursos/curso–02.html

Bigmãe: Quais os 5 principais tipos de riscos a que crianças e jovens estão expostos online?

Tito de Morais: Abordamos esse tópico no curso “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet” em Udemy – Segurança de Crianças e Jovens. As 5 principais categorias de riscos a que crianças e jovens, mas também adultos, podem estar expostos online são aquilo a que chamei os “5 Cês”, as iniciais de Conteúdos, Contactos, Comércio, Comportamentos ou Condutas e Copyright.

Bigmãe:  Quais os tipos de soluções para a segurança online de crianças e jovens?

Tito de Morais: Esse também é um dos tópicos do curso “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet”. É aquilo a que chamo a Cadeira de 4 Pernas e que correspondem a outros tantos tipos diferentes de abordagens. Inclui abordagens regulamentares, parentais, educacionais e tecnológicas.

Bigmãe:  O que os pais fazem para reduzir esses riscos ?

Tito de Morais: A informação não basta. É necessário por em prática a informação que aprendemos. Infelizmente, a generalidade dos pais fica-se pela primeira. O curso de “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet” – https://www.udemy.com/iniciacao-a-seguranca-de-criancas-e-jovens-na-internet – visa ajudar nesse processo.

Bigmãe: Quais os tipos de cursos é possível fazer através do Miúdos Seguro na Net?

Tito de Morais: Neste momento, está disponível um curso de “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet” – https://www.udemy.com/iniciacao-a-seguranca-de-criancas-e-jovens-na-internet – que conta com mais de 300 inscritos, dos quais 200 já estão a fazer o curso na plataforma.

Temos agora em pré-lançamento um segundo curso, “Fake! Como Separar o Trigo do Joio na Internet” – http://www.miudossegurosna.net/cursos/curso–02.html – que conta já com perto de meia centena de inscritos e que contamos lançar a 1 de Setembro. Até ao início de 2016 contamos ainda lançar um curso sobre controlos parentais e outro sobre cyberbullying.

Bigmãe: A quem se destina estes cursos?

Tito de Morais: As inscrições no primeiro curso deram-nos confirmaram a abrangência dos destinatários. Entre outros, inscreveram-se pais e encarregados de educação, tios e avós, educadores de infância, professores dos vários níveis de ensino – do 1º ciclo ao ensino superior, passando pelo ensino profissional e vocacional – professores bibliotecários, formadores, educadores de centros de acolhimento, monitores de ATL/OTL, membros de forças de segurança, profissionais de saúde (enfermeiros, pediatras, hebiatras), psicólogos, informáticos e especialistas em e-learning.

Os cursos destinam-se fundamentalmente a adultos, o que não impede que não possam ser feitos por jovens, autónomamente ou na companhia dos pais.

Bigmãe: Quais os planos futuros para o projeto Miúdos Seguro na Net?

Tito de Morais: Os planos é continuarmos a sensibilizar e formar para a segurança online de crianças e jovens, usando para o efeito o website e a newsletter, a página de Facebook, acções presenciais, acções por vídeo conferência e a nova vertente de actuação que são os cursos online.

Bigmãe:  Quer deixar alguma mensagem para os nossos leitores e leitoras?

Tito de Morais: Se a segurança online de crianças e jovens vos interessa de alguma forma, acedam ao nosso site, subscrevam a newsletter e sigam-nos no Facebook.

Site: – Miudos Seguros na Net

Página no FB: – Facebook Oficial Miúdos Seguros na Net

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados