Cantigas de Roda e as Crianças

Gostou deste Post?

Quem nunca brincou usando alguma cantiga de roda? É claro que antigamente elas eram muito mais comuns e hoje em dia algumas crianças talvez nunca tenham ouvido falar nelas. As cantigas de roda também são popularmente conhecidas como cirandas ou brincadeiras de roda; elas nada mais são do que um tipo de brincadeira infantil onde as crianças formam uma roda e com as mãos dadas cantam melodias folclóricas juntamente com uma coreografia específica. Entre as cantigas mais populares estão Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a Rosa, Ciranda Cirandinha, Corre Cotia, Os Patinhos, O Sapo não lava o pé, e Atirei o pau no gato.

Geralmente as letras das cantigas de roda são simples, rimadas e fáceis de memorizar. A intenção da cantiga de roda é fazer com que a criança preste atenção na história que a música conta e assim ela ter a mente, imaginação e memória muito estimulada. As cantigas têm tema de animais, amor, casamento ou medo. Algumas canções até tem sido alteradas, pois alguns pais têm medo da influência delas na mente das crianças (um exemplo disso é Atirei o pau no gato).

Brincadeiras de Criança

Brincadeiras de Criança

A maior parte das cantigas é triste e remete a melancolia, mas as crianças cantam sem ao menos saber que estão entrando no mundo do amargor dos adultos. Isso porque a origem dessas cantigas é bem antiga e na época eram frases entoadas por adultos, que com o passar do tempo foram incorporadas as brincadeiras das crianças.

Outras cantigas usam as flores para mostrar que os amores humanos são difíceis. As crianças cantam e sem perceber, mas já se dão conta de que os namorados brigam; tudo isso representado pela tragédia das flores. Os meninos também aprendem que eles podem se ferir em um relacionamento, mas todos aprendem que é preciso ser generoso para receber o amor.

É com as cantigas de roda que as tradições dos países e das regiões são preservadas já que elas remetem a cultura e o folclore local. As crianças usam as cantigas para se divertir e aprender sobre o mundo dos adultos e também algumas lendas regionais. É por isso que as cantigas são tão importantes e ao mesmo tempo também pode ser tristes, já que remetem a vida como ela é.

Ensinar cantigas de rodas às crianças é importante para que seja preservado em nossa cultura elementos do folclore infantil e a preservação da memória cultura de gerações passadas.

Deixo-vos abaixo a letra da música ‘Pintinho Amarelinho’ e o vídeo musical da mesma:

Meu Pintinho Amarelinho

Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão

Quando quer comer bichinhos
Com seu pezinho ele cisca o chão

Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem medo é do gavião.

Post Relacionado: Brincadeiras Antigas para Crianças



Gostou deste Post?

Comentários

  1. maria maryana diz:

    vcs podiam colocar a origem da historia de onde ela veio como surgio ok!

  2. Terezinha de Jesus Duarte Ferreira diz:

    Gostei muito , é de grande ajuda para os professores que trabalham com a 1ª fase, traz dados que vem ampliar os nossos conhecimentos e aguçar a nossa imaginação. parabéns.

  3. marcio antonio simão diz:

    Tambem gostei, mas poderiam aprofundar no assunto, identificando na medida do possivel seus autores.
    Como por exemplo o compositor de “Terezinha de Jesus” e “O cravo e a rosa”, foi o grandios HEITOR VILLA LOBOS.

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress