Bigmãe
brincadeiras de natal

7 brincadeiras de Natal para fazer com as crianças

A brincadeira de Natal mais conhecida é o Amigo Oculto. Ter a família reunida para celebrar esta data é muito especial. Sem contar a comilança maravilhosa, que vai desde o famoso Peru até aquele pavê maravilhoso que sempre vem acompanhado de uma boa brincadeira: “é para ver ou para comer”? Toda família tem aquela pessoa que adora fazer esta brincadeirinha, não é verdade?

A diversão pode até estar garantida entre os adultos, mas as crianças não se contentam apenas com um jogo só; elas precisam de muito mais! Caso contrário, ficarão grudadas no celular. Para isso vamos te ajudar com algumas dicas de como deixar as crianças felizes e entretidas enquanto o Papai Noel não chega.

As melhores brincadeiras de Natal para uma noite feliz

Aqui não interessa se a sua família é grande o pequena. O que importa é estarem todos reunidos, com muito amor e alegria. As brincadeiras podem ser organizadas com antecedência ou mesmo de surpresa, para que todos tenham uma noite bem diferente e que ultrapasse as expectativas. Insista para que todos participem, pois gargalhadas não irão faltar.

1. Amigo Invejoso

Esta é uma brincadeira bem parecida com o Amigo Oculto. Porém, aqui valem apenas lembrancinhas engraçadas. Cada um dos convidados deve comprar algo bem baratinho para poder colocar na mesa. O mais legal é trazer alguns presentes que as pessoas vão disputar, como por exemplo, uma caixa de bombom. Ou que vão detestar, como aqueles relógios de plástico que fazem “tic-tac” bem alto.

Como jogar

Escreva o nome dos participantes em papel, dobre e coloque num saco para sortear. O primeiro tira um nome e fala em voz alta. Esta pessoa vai até uma mesa que tem todos os presentes (embrulhados) e sem tocar, escolhe um para abrir. Sorteia-se novamente e a pessoa escolhida faz o mesmo processo. Depois de abrir o presente, a pessoa poderá escolher se deseja trocar ou não, com quem já abriu. Repete-se tudo, até o último sorteado escolher com qual presente quer ficar.

2. Caça ao Tesouro

caçada ao tesouro de natal

Que tal esconder alguns presentes extras pela casa? As crianças (e os adultos) vão adorar. E não precisa ser nada caro! O que vale é a intenção, a brincadeiras de Natal e a diversão no fim das contas.

Como jogar

Faça bilhetinhos indicando o local e deixe que as crianças encontrem as dicas. Você pode esonder algumas pistas faltas ou caixas vazias para aumentar a diversão. Depois que eles acharem o tesouro, a recompensa pode ser alguma guloseima.

3. Exposição de Natal

Outra atividade que pode render um pouco de bagunça, mas vai garantir um bom entretenimento. Você pode escolher o tema ou deixar com que os pequenos soltem a imaginação e façam trabalhos surpreendentes.

Como jogar

Pegue algumas revistas antigas, papel sulfite, lápis, canetinha, cola, tesoura (sem ponta), cordões e barbantes e peça para as crianças fazerem colagens. Ou ainda aproveite materiais recicláveis para esta brincadeira de Natal. Peça para que eles reproduzam aquilo que querem ganhar de presente. Assim eles usam a imaginação e gastam uma boa parte do tempo pensando em como construir o tão sonhado brinquedo.

Vale qualquer tipo de material, inclusive recicláveis para que eles transformem em obras de arte. Num determinado momento da festa, faça uma exposição e peça para que cada um deles apresente a sua arte.

4. Túnel do Tempo

túnel do tempo de natal

Que tal aproveitar as lembranças dos familiares mais velhos que estarão presentes na festa e pedir para que eles ensinem as crianças quais eram suas brincadeiras favoritas? Pode ter certeza que serão muitas as opções de brincadeiras de Natal e todos poderão entrar na roda.

Como jogar

Você pode comprar um peão e pedir para quem já brincou mostre como se faz e ensine os mais novos. Outras opções são o dominó; bolinha de gude; amarelinha; passa anel; peteca e muitos outros. Coloquem a cabeça para funcionar e relembrem os velhos tempos com a juventude.

5. Coral Natalino

Junte as crianças e os adultos para ensaiar um coral. Não precisa ser nada muito profissional, o que vale é a diversão. Escolham a música que vocês querem cantar (pode ser uma natalina clássica ou outra de preferência).

Como jogar

Escreva a música (ou coloque em um computador ou celular) e peça para que a meninada ensaie. Um pouco antes do Natal, para abrir o apetite, organize a apresentação para todos ouvirem!

6. Papai Noel mandou

papai noel mandou fazer

Essa é muito no estilo “pagar mico” e fazer com que todos deem muitas gargalhadas. Uma excelente opção de brincar no Natal que pode envolver todos os familiares e não apenas as crianças.

Como jogar

Prepare uma caixinha com atividades divertidas, coloque dentro dela papéis contendo o que cada pessoa deverá fazer, fecha-a bem. Alguns exemplos são: imitar um gato, imitar um animal ou uma pessoa da festa, pular numa perna só, cantar uma musica bem engraçada, ficar mudo e tentar fazer com que alguém diga o seu nome para voltar a falar e muitas outras opções. Seja criativo!

7. Mímica

Mais um clássico dentre as brincadeiras de Natal, mas com um toque especial. A ideia é fugir do óbvio como imitar animais. Por isso, prepare-se para ser criativo, pois terão que escolher um enfeite, objeto ou personagem relacionado com o Natal.

Como jogar

Em um caixinha ou saco para sorteio coloque as opções (árvore de Natal; rena Rudolph; doendes; Papai Noel; guirlanda e muitos outros). Se quiser, determine um tempo ou então a pessoa só pode parar, quando alguém adivinhar.

Você também pode apostar em outros classicos como:

  • Bingo;
  • Jogos de Tabuleiro;
  • Batata Quente;
  • Trívia Natalina;
  • Imagem e Ação (e muito mais)

E então, o que achou destas brincadeiras de Natal? Com certeza vão incrementar a sua noite e torná-la super divertida. Caso prefira, alguns dias antes pergunte as crianças (e suas mães) quais são as brincadeiras que eles mais gostam (fora dos video games e celular) para fazer algo bem personalizado. Ou até mesmo use muita imaginação e inventem brincadeiras.

Participe você também e divirta-se a valer com todos reunidos em clima Natalino!