Bigmãe
Almanaque de Brincadeiras para Crianças

Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas

Se você é mãe, educadora, catequista ou participa de um grupo de crianças ou jovens, certamente este almanaque é para você. O Almanaque de Brincadeiras traz centenas de sugestões e dicas de brincadeiras para crianças e adolescentes,  dinâmicas, gincanas, jogos, atividades com crianças, dinâmicas de grupo, atividades recreativas e lúdicas. São 1.000 atividades para todas as idades, contextos e ocasiões.

Há sugestões de brincadeiras  para  festa junina, chá de bebê, clube, quintal, rua, praia, campo, ao ar livre, antigas, modernas, aquáticas, jogos e desafios, competições, brincadeiras de roda, faz de conta, e muito mais.

Turma da Mônica – Imagem meramente ilustrativa do post – Direitos Reservados Maurício de Souza ©

Veja abaixo alguns exemplos de brincadeiras para crianças:

  • BOLEADO
    Dois times distribuídos em dois campos. Cada time tem um líder. O líder jogará a bola para o campo adversário, tentando bolear alguém. Imediatamente, o outro líder pega a bola e faz o mesmo. O líder que bolear, dirá: “boleei fulano”. Quem for boleado, sai do jogo. Se o líder for boleado, ele é substituído.Os jogadores vão sendo eliminados até sobrarem apenas dois. Ganha quem bolear o último adversário, dando a vitória para a sua equipe.
  • CHICOTINHO QUEIMADO
    Uma criança esconde o chicotinho queimado, que pode ser qualquer objeto fino e comprido, enquanto as demais olham para trás. Depois de esconder, o jogador diz: “Chicotinho queimou”. Aí, todos vão procurar o chicotinho. Se tiver mais distante, quem escondeu o chicotinho dirá que ela está fria. Se mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme a que estiver mais próxima se distancia ou se aproxima do chicotinho queimado. “Estar pelando” é estar muito perto do chicotinho. Quem achar o chicotinho é quem irá escondê-lo da próxima vez.
  •  PETECA
    Determina-se um espaço, dividido ao meio por um traço. Cada jogador se locomove por todo o espaço, até a linha divisória, na tentativa de rebater a peteca para o outro lado. Se ela cair no seu próprio lado, o adversário marca um ponto; se sair do espaço delimitado é considerado “fora” e não há penalidades para nenhum dos dois. Pode-se determinar um número de pontos e quem o atingir será o vencedor, enquanto o perdedor cederá a vez a outro participante. A peteca pode ser qualquer coisa que tenha mais ou menos o mesmo formato e pode ser feita com papel.
  • PIQUE VOLTA
    Espécie de pega-pega, brincado em um espaço muito amplo e que tenha paredes nas duas extremidades. Quem for pego, deverá pegar a pessoa que lhe pegou antes que ela corra e toque no muro. Se o participante conseguir tocar no muro antes de ser pego, ele é quem pega, o que fará com que o pegador se transforme em vítima. Mas se ele for pego, deverá pegar quem lhe pegou antes que ele toque no muro e vire pegador. Vence quem tocar no muro mais vezes.
    ** As Brincadeiras fazem parte do Almanaque de Brincadeiras de Eliseu de Oliveira Cunha.

Para ter acesso sugiro que vocês cliquem nos links abaixo, lá vocês poderão fazer o download gratuito dos dois almanaques:

Faça o download gratuito no link abaixo: 

http://pt.scribd.com/doc/26825491/Almanaque-de-Brincadeiras