A Origem do Carnaval

Gostou deste Post?

O carnaval é uma das festas mais populares do mundo, mas você sabe a origem do Carnaval?  Na verdade não se sabe ao certo qual é a origem dessa festa animada, mas os primeiros relatos dizem que o carnaval originou-se na Grécia  em meados dos anos 600 a 520 a.C., e era uma festa onde os gregos realizavam seus agradecimentos aos deuses.

Especificamente no Brasil conta-se que iniciou-se em 1641 e foi obra do governador de Salvador que queria homenagear o rei Dom João IV, porém outras fontes apontam o ano de 1723 como inicio da festa de carnaval no Brasil trazida pelos portugueses . Embora não haja uma data exata consensual do inicio dos festejos no Brasil o certo é que tornou-se a festa mais popular do Brasil e que já se espalhou pelo mundo inteiro.

Alguns historiadores dizem que o carnaval era um festival religioso e primitivo, outros dizem que é uma festa pagã. Mas o certo mesmo é que o fim do carnaval marca o inicio da quaresma e consequentemente a preparação para a Páscoa. O carnaval é uma festa que celebra a vida e a alegria.

carnaval

O carnaval não tem dia certo para ocorrer, já que vários outros países já incorporaram a festa em seus calendários.  Alguns países não dão muita importância ao carnaval, em Portugal o evento não recebe a  mesma importância que que recebe por exemplo no Brasil.

Na Alemanha o carnaval começa no dia 6 de janeiro; na Colômbia começa em 11 de novembro; na França o carnaval só é comemorado na terça-feira gorda que é a quinta-feira da terceira semana da quaresma. Já nos EUA a festa é no dia 6 de janeiro, e finalmente no Brasil, a festa começa cinco dias antes da quarta-feira de cinzas.

No Brasil o cálculo da data origina-se relativamente ao domingo de Páscoa que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

O  carnaval brasileiro ainda é uma das melhores festas do mundo inteiro, tanto é que as cidades ficam lotadas de turistas que querem ver o que há de tão espetacular no carnaval brasileiro. Os desfiles das escolas de samba, principalmente nos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo são espetáculos a parte a serem assistidos. Na Bahia e no Recife, os blocos de rua é que são os responsáveis pela animação da população e fazem o povo pular os cinco dias sem parar.

As fantasias carnavalescas começaram a ser usada em 1870 e fizeram sucesso até 1950. As fantasias de carnaval eram usadas por homens e mulheres e serviam para eles se embelezarem, celebrarem a alegria , esconderem suas verdadeiras identidades e chamarem a atenção de todos. As fantasias mais elaboradas foram saindo de moda quando as pessoas começaram a sentir necessidade de ter mais liberdade para brincar o carnaval. Ainda hoje em Veneza (Itália) é possível ver pelas ruas pessoas com lindas fantasias e máscaras de carnaval a brincarem alegremente pelas ruas e praças principais.

O carnaval que inicialmente era uma festa de rua foi transferida para locais fechados dando origem aos bailes de salão. Esses bailes reuniam mascarados, fantasias e tudo mais que você imaginar. Em alguns estados do Brasil o  Carnaval acabou voltando para as ruas e os blocos começaram a se formar e se tornarem famosos e tradicionais. Os blocos saem às ruas e levam consigo por um trajeto especifico com um grande número de foliões atrás dos famosos trios eléctricos que fazem muito sucesso no norte e nordeste do Brasil.



Gostou deste Post?

Comments

  1. eu tire um 10
    negosso otimo

  2. nayane martins says:

    amei e so dia de festa, então vamos nos diverti!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. legal esse saite hoje é o ultimo dia de eu fazer a pesquisa esse saite salvo meu boletim mais ainda tenho que escrever como é comemorado o carnaval e tenho que desenha falo gente é melhor eu fazer a pesquisa logo

  4. obrigado pq esse texto foi o que mim ajudou mais

  5. MUITO BEM

  6. obd foi isso q meu professor de historia pediu

  7. Mônica Prestes says:

    muito bom

  8. eu nao gosto do carnaval e cheio de briga

  9. muito bom adorei tem varias informaçoes

  10. tirei um10

  11. Adorei,tiver q pesquisa um trabalho por meu filho,e achei logo de cara,e muito pratico e realmente vale apena conferir esta pagina.

  12. muito, muito bom merece nota mil 1.000

  13. adorei a pesquisa do carnaval

  14. João&Fernanda says:

    Texto muito bom, minha irmãzinha gostou da pesquisa nesse site.

  15. Rosaline pantoja says:

    vou tirar nota 10,valeu!!!

  16. sarah andrady says:

    mto legal a origem do carnaval tirei 10 no testi

  17. Amandinha Devone Drew says:

    ótimo site parabéns!eu adoreiiii

  18. eu amei tirei nota 10 pq senão eu ia chorar muito .Valeu quem escreveu essa origem do carnaval

  19. Ketlyn Ferreira says:

    Nossa tomara que amanhã eu tire um 10 Pesquisa de Escola 7 serie não é fácil deis de ontem to procurando isso mais enfim achei vlw…

  20. Adoreiiiiiiii FOi Demais tirei nota 10 vlw muito obrigadoo bjsss

  21. tomare que eu ganhe 1 ponto nessa pesquisa se eu nao ganhar eu vou chorar muito pois minha prof e muito rigorosa

  22. eu gostei muito

  23. tomare que eu tire 10 nesse trabalho pq a minha prof e BRAVA

  24. vlwsss!!amanha vou ver se ta certo

  25. tomare que eu consiga tira um 10 porque eu to doida pelo um 10 e o meu professo e muito chato

  26. tomare que eu tire a nota que posso porque eu estou estudano muito mas quando eu falo muito e muito mesmo

  27. adorei gaiei uma nota maravilhosa um 10

  28. É muito bom eu vou mostrar para a minha professora ela vai amar!!!vou tirar a nota máxima.Me desejei sorte. :)

  29. muito bomveio

  30. interesante gostei de mais

  31. eu gostei mais e muito grande

Speak Your Mind

*


− um = 6