Filatelia é o ato de estudar e colecionar selos postais. A filatelia tem várias áreas como o estudo da história postal, dos diversos temas dos selos e todas as vertentes que incluir selos que você puder imaginar.  A filatelia é um hobby com milhões de adeptos em todas as partes do mundo. A coleção de selos de quem pratica a filatelia pode ser temática ou geral. Existem coleções que reúnem além dos selos, informações sobre o tema; essa técnica é muito usada por quem faz coleções temáticas.

Já as coleções gerais podem ser divididas por mundo e país. É muito comum encontrar colecionadores com coleção de selos de um país apenas ou de qualquer local do mundo. Quem está começando na filatelia ainda não definiu nenhum critério então é chamada de coleção usual.

Mas não importa em que coleção o filatelista se encaixa. O importante é que todos estão reunidos com o propósito de conhecer e preservar a origem e memória dos selos. Esse hobby ainda sobrevive apesar da diminuição das correspondências via carta e correios.

No mundo todo são mais de 30 milhões de adeptos e chega a movimentar aproximadamente U$ 16 bilhões de dólares por ano. Tudo isso é fruto da filatelia. Cada país monta suas associações filatélicas. A maior parte delas se organiza em federações, como é o caso da Federação Portuguesa de Filatelia (FPF) e da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF).

selo brasil - Tudo sobre Filatelia | Colecionar Selos
Selo do Brasil

Apesar de ser um hobby em decadência para os jovens que tem outras opções mais interessantes de diversão, não dá para negar que a maior parte de nós já fez filatelia alguma vez na vida. A diferença entre seguir ou não é o estimulo e o incentivo.

selo brasileiro - Tudo sobre Filatelia | Colecionar Selos
Selo Brasileiro

O jovem pode ser fisgado pelo interesse na história do selo e na busca por aumentar a coleção e assim poder interagir e trocar experiências com os outros filatelistas. A filatelia é até mesmo usada como parte educativa, afinal conta um pouco da história dos países.

Portanto, apenas basta incentivar o jovem para que ele parta para esse hobby saudável e comece a conhecer a história do selo e além de tudo, possa preservar esse item tão em desuso atualmente.

selos tematicos - Tudo sobre Filatelia | Colecionar Selos
Coleção de Selos Temática

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO