InícioEducaçãoSer Idoso É - Respeito aos idosos

Ser Idoso É – Respeito aos idosos

Publicado em

Respeitar os idosos é fundamental, como você ensina isso aos seus filhos? Você dá bons exemplos? Você adverte seu filho (ou filha) quando ele ou ela não respeita os avós? Você é do gênero que acha que responder mal aos avós é sinal de ter personalidade? Desculpe a minha franqueza, mas infelizmente hoje em dia muitos pais e mães, acham que ter um filho que tem sempre a resposta na ‘ponta da língua’ é sinal de ser uma criança espontânea e ter personalidade. Lembre-se que no futuro isso poderá se voltar contra si!

Não sou adepta da educação repressora e tão pouco de castigos, sou adepta do diálogo, dos bons exemplos dados dentro de casa para a criança e do chamar a atenção e conversar quando o pequeno, a pequena ou o adolescente não age corretamente. Educar implica tudo isso, implica dar bons exemplos, implica sentar, conversar e mostrar o ciclo da vida: Nascemos, somos crianças, nos tornamos adolescentes, depois adultos, e ao final nos tornamos idosos, até que a vida termine.

Ser idoso é... - Fabio Sgroi ©
Ser idoso é... - Fabio Sgroi ©

Por isso o livro ‘Ser Idoso É…’ (Ed. Mundo Mirim), escrito e ilustrado por Fábio Sgroi, me chamou tanto a atenção. O autor se vale do Estatuto do Idoso para mostrar às crianças, o que elas podem fazer para garantir que os itens deste Estatuto possam ser cumpridos. A linguagem clara torna o Estatuto do Idoso mais fácil de compreender pelas crianças; e é mais do que uma excelente oportunidade para os pais e as mães falarem sobre o tema velhice com as crianças.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados