InícioEducaçãoPorque as Crianças Odeiam Tabuada?

Porque as Crianças Odeiam Tabuada?

Publicado em

Você já percebeu, falar de matemática e mais precisamente de tabuada com o seu filho é um grande problema. As crianças não gostam da tabuada e começam a ter uma birra natural por ela. Mas calma que não é nada que com algumas dicas não possa ser resolvido. O motivo dessa birra é muito fácil de ser solucionado e você verá que mais tarde ele até sentirá prazer na tabuada.

Um dos fatores do seu filho não gostar da tabuada é que ela sempre foi um aprendizado mecânico. Tinha-se que decorar a tabuada inteira, e pronto. Os professores não faziam com que os alunos entendessem o processo, exigiam apenas a memorização.

Ou seja, todo esse processo de decorar acaba sendo cansativo e stressante para o aluno. E é normal que ele acabe ficando com uma birra por causa da tabuada; é um processo de decoração e não de entendimento.

As escolas não devem obrigar os alunos a decorar a tabuada, e muito menos você deve fazer com que o seu filho aprenda por esse método. Existem técnicas que ensinam a tabuada sem ser na base da decoração. Ele não precisa ficar o tempo todo sendo pressionada com chamadas orais para provar que ele sabe a tabuada na ponta da língua.

Se o aluno entender todo o processo, ele nunca precisará decorar e a tabuada deixará de ser a vilã do ensino e do seu filho. A pressão também colabora para que ele não goste naturalmente da tabuada. Muitos professores e pais pressionam os alunos ao dizer que sem saber tabuada não poderão avançar nos estudos; ou seja, ele vai engasgar naturalmente no aprendizado por não saber a tabuada.

Ou seja, o método mais fácil de fazer com que o seu filho goste da tabuada é fazer com que ele não decore, e sim aprenda. Nada de: “duas vezes um, dois; duas vezes dois quatro”. Ele precisa entender o que isso significa e porque é usado.

A partir do momento que ele entender, ele passará a gostar naturalmente da tabuada, você poderá ajuda-lo com jogos educativos e até mesmo através de brincadeiras. Assim ele aprende não apenas repetindo o que mandaram, mas sim compreendendo a importância e a utilidade da tabuada! 😉

Antigamente os professores davam como ‘castigo’ por mal comportamento ter de escrever em casa 100 vezes a tabuada do …5, 6, 7, 8 ou 9. Era um martírio e conheço adultos que até hoje não sabem tabuada devido a este tipo de pressão sofrido na infância; por isso nada melhor do que tato para lidar com este tema e tudo dará certo!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados