O catecismo é um termo muito antigo e bastante usado. A palavra “catecismo” origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar. A palavra sem si significa “instruir a viva voz”. É uma instrução visando o lado religioso, ensinando para as crianças ou os adultos a religião cristã, desde os mistérios, princípios básicos, sacramentos e código moral.

Em alguns locais também chamamos o Catecismo de Catequese. Geralmente a catequese é aplicada por um ministro autorizado pela igreja católica; ele prepara as crianças ou adultos para a confissão e à primeira comunhão. Esse ensinamento é a parte principal do rito de iniciação na religião cristã. Na catequese será a primeira vez que a criança ouvirá o anuncio do Evangelho. A catequese é o que dá inicio a vida cristã.

Primeira Comunhão
Primeira Comunhão

Catecismo também significa informar, instruir e ensinar. Então, no processo de se catequizar pode-se ser usado vários métodos como oficinas de artes, musicas, dança, teatro, artes plásticas e até poesia. É um ensinamento, então o catecismo também usa atividades lúdicas para instruir e ensinar.

O catecismo é aplicado desde os tempos antigos, é citado tanto nas passagens bíblicas como nos livros de história quando se fala dos jesuítas. José de Anchieta foi o jesuíta catequizador mais famoso, ele catequizava os índios e mostrava-lhes a fé cristã. O Padre José de Anchieta usava a catequese na forma de narração.

A Catequese
A Catequese

A função do catecismo não é impor uma religião ou um modo de pensar. É mostrar para as crianças os dogmas e preceitos da fé católica e deixar que ela conheça o mundo, o evangelho e tudo que há acerca do cristianismo.

O catequista, aquele que aplica a catequese tem a função de escolher um método para poder apresentar esse mundo novo para a criança e fazer com que ela se interesse. É a partir do catequista que a criança aprende um mundo novo a sua volta e têm a possibilidade de viver novas experiências.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ