O Natal está próximo e é sempre bom preparar-se com antecedência para ficar tranquila para os últimos preparativos que a data requer. Comprar os presentes de Natal antecipadamente é uma boa opção por vários motivos:

1- Você tem tempo para pensar com calma em um presente bonito que irá agradar a pessoa em questão;

2- Tendo tempo para procurar com calma, certamente você irá encontrar excelentes presentes para oferecer no Natal por preços acessíveis; não podemos esquecer que no mês de Dezembro quase sempre os preços estão mais altos do que nos demais meses do ano;

O primeiro passo é elaborar uma lista com os nomes das pessoas que irão ganhar os presentes. É importante lembrar de que não basta comprarmos “qualquer coisinha” para oferecermos meramente por pura obrigação “social”.

Na minha opinião se for para oferecer “qualquer coisinha” só para marcar presença, é melhor não oferecer nada. Não digo isso pelo valor do presente, o preço em nada tem a ver com isso. Digo isso porque por menor que seja um presente de Natal, acredito que deva ser escolhido com carinho e em sendo assim temos que pensar com cuidado no que vamos oferecer às pessoas; isso evita cometer gafes, magoar as pessoas, e principalmente evita que você passe vergonha. Abaixo vou citar algumas situações que por mais absurdas que possam parecer é muito comum acontecer.

Como escolher o presente de Natal

Gafes a serem evitadas com os presentes de Natal:

1- Se você ganhou um presente no Natal passado ou até mesmo neste mesmo Natal, NUNCA ofereça este presente à outra pessoa. Quando você menos espera a pessoa que te ofereceu o presente (que você não gostou) fica sabendo ou descobre que você ofereceu o presente à outra pessoa. É uma situação no mínimo constrangedora não acha? Imagine se você oferecesse um presente à alguém e depois viesse a saber que a pessoa não gostou e ofereceu o presente à outra. Garanto que você não iria gostar não é? Lembre-se de que mesmo que a outra pessoa more longe e ambas não se conheçam, por vezes sempre surge uma situação que pode te colocar numa “saia justa”. Evite isso.

2- Ao oferecer um presente a uma pessoa, pense que se fosse você a recebe-lo, como você se sentiria? Ficaria feliz? Usaria? Se surgir a mínima dúvida em sua cabeça, o melhor a fazer é escolher outro presente de Natal. Aqui cabe o velho ditado: Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem à ti! 😉

3- Um presente seja de Natal ou não, deve ser oferecido por prazer e por gosto, ou seja, ao oferecer um presente queremos que quem o irá receber fique feliz e faça bom uso do mesmo. Por isso evite oferecer badulaques, tranqueirinhas inúteis, roupas que a pessoa jamais irá usar, livros que a pessoa jamais irá ler, enfeites que em nada combinam com o estilo da pessoa, perfumes que adoramos mas que entretanto a outra pessoa poderá detestar, etc e etc.

4- Pior do que dar um presente “sem noção”, ou seja, que é mais do que óbvio que você comprou meramente por obrigação e pouco se importou com o gosto alheio, é a outra pessoa ficar magoada e achar que você fez propositadamente somente para a irritar. Atire a primeira pedra se você nunca ganhou um presente e achou que a pessoa lhe ofereceu só para te provocar!

5- Ao receber um presente, no mínimo seja gentil e educada, e agradeça. Se não gostou, por favor guarde sua opinião para si, evite em plena ceia de Natal alardear aos 4 cantos de que o presente é bonito, mas não combina com você ou que você não gosta daquele estilo. Não tem nada mais deselegante do que isso.

Muito bem, você no mínimo depois de ler estes itens deve com certeza ter se lembrado de alguma situação similar que já tenha passado. Pois saiba que todas nós já passamos por isso, por isso vou deixar abaixo algumas dicas para se evitar problemas com os presentes de Natal.

Dicas para se evitar problemas com os presentes de Natal:

1- Esta dica é óbvia, tente descobrir algo que a pessoa goste. Descubra as preferências dela, algumas pessoas adoram bijuterias, outras adoram alguma banda musical específica, outras adoram determinado escritor, etc.

2- Evite oferecer presentes que sejam de utilidade familiar como por exemplo: batedeira elétrica, liquidificador, televisão, jogo de pratos, etc. Só ofereça este tipo de presente se a pessoa te pedir, ou você tiver certeza absoluta de que a pessoa irá ficar feliz ao recebe-lo.

3- Ofereça chocolates. Uma amiga uma vez me disse que para evitar problemas, oferecia em todos os Natais, chocolate. Para ser ainda mais objetiva ela comprava uma caixa de bombons e oferecia como prenda para toda a família. A explicação para isso é que ela já tinha tido problemas demais com presentes de natal, já havia se magoado demais por se esmerar na escolha de um presente e depois receber algo que a deixava triste,  e para evitar aborrecimento para todos, oferecia uma prenda única. Adorei esta ideia!

4- Outra forma de se evitar gafes, é ao ser convidada para uma festa de natal, leve para a anfitriã um vaso de flor, pode ser uma orquídea, um girassol, etc. Assim evita-se oferecer algo inútil ou que ela vá detestar.

5- Amigo Secreto ou Amigo Oculto, é uma boa opção para se evitar gafes. Cada um escreve no papel o seu nome e o que deseja ganhar dentro do valor mínimo estipulado pelo grupo.

6- Ofereça Vales Presentes ou Vales Compra, muitas lojas nesta época do ano abrem a possibilidade de que você compre um vale presente. Você vai a loja, compra um vale presente de um determinado valor e oferece à pessoa. Após o natal a pessoa dirige-se à loja e escolhe o que quiser dentro deste valor do Vale Presente.

Então, vamos repensar nosso próximo Natal? Gostaram das sugestões? Se você tiver mais algum partilhe conosco nos comentários!!!!! 🙂

Image: Fonte Download Wall Paper

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO