Brincar e aprender com velcro

Os bebes e crianças são tão fáceis de agradar quando se trata de tocar em objectos, não são?

Seja uma caixa vazia ou um papel velho, ou fechos de casaco e botões de camisa, eles encontram alegria nas coisas mais simples do quotidiano.

Normalmente os pequeninos são completamente obcecados com as tiras de velcro nos sapatos sejam seus sejam dos irmãos ou dos papas, e foi exatamente isso que inspirou este simples painel de velcro DIY para bebes e crianças pequenas.

Esta brincadeira/atividade não apenas permite que os pequenos explorem a aparência pegajosa, mas as diferentes texturas e sons de velcro que fazem dele uma experiência sensorial adorável!

Além disso, há muitas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e fortalecimento muscular das mãos também!

O que vai precisar para criar uma placa de velcro DIY:

  • pontos e tiras de velcro adesivos
  • tesouras
  • uma bandeja, panela, placa de corte ou outra base
  • pequenos objetos e brinquedos de toda a casa

Antes de começarmos, vamos falar um pouco mais sobre os nossos material, ok?

Em primeiro lugar, o velcro adesivo: esse material é muito útil para projetos de artesanato e bricolage, e o melhor de tudo, está disponível em muitas lojas do nosso dia a dia.

Agora vamos falar sobre a base da placa adesiva: Esta atividade pode ser feita de duas maneiras: no piso, como na foto acima, ou verticalmente, com a placa de velcro montada na parede.

Se você vai experimentar a versão vertical, vai querer algo leve e fácil de montar na parede com fita de pintor ou fitas de montagem removíveis – um pedaço de papelão resistente fará o truque!

Se você está fazendo a versão de chão, você vai querer algo com um pouco de peso, como uma assadeira de metal ou uma tábua de madeira.

Quanto aos pequenos objetos e brinquedos, você vai querer vários objetos macios que se prendem ao lado do gancho do velcro, e vários pequenos objetos duros para aderir também aos pontos de velcro.

As gavetas de artesanato e as latas de reciclagem são um ótimo lugar para procurar por esses tipos de coisas.

Tudo bem, agora vamos começar. Em primeiro lugar, você vai querer criar sua placa adesiva. Isso é tão fácil quanto descascar o papel das tiras de velcro adesivas e pressioná-las firmemente na base de sua escolha.

Apare as tiras conforme necessário para cobrir a maior parte da superfície com velcro.

Em seguida, prenda os pontos de velcro nos objetos de superfície dura que você escolheu da procura que fez em casa.

Você vai querer pressioná-los com firmeza para garantir que eles fiquem no mesmo lugar enquanto jogam. Uma vez feito isso, está tudo pronto para ser explorado.


A forma como você introduz esta atividade ao seu bebe ou criança é completamente sua, mas como o velcro pode ser bastante interessante por si só, você pode querer apresentar apenas a placa adesiva primeiro.

Bebes e crianças são naturalmente muito curiosos, então é provável que o seu bebe ganhe interesse no momento em que põe os olhos no quadro, mas se não for, passar os dedos suavemente sobre o velcro certamente despertará o interesse deles.

Quando você achar que eles estão prontos, vá em frente e adicione os pequenos objetos e brinquedos no jogo.

Você pode fazê-lo simplesmente colocando-os ao lado do quadro e deixando o bebe assumir a liderança, ou adicionando alguns objetos à base de velcro e vendo o que eles fazem em seguida.

Meu pequeno é fascinado pelo som e sensação causados por puxar itens fora do tabuleiro, então ele lidera e eu coloco as coisas para ele pegar.

Quando se trata de atividades como essa, realmente não há um jeito certo de jogar, então não tenha medo de deixar seu bebe brincar à vontade e do jeitinho que mais gosta.

Seja qual for o caminho percorrido pela exploração do seu filho, é certo dar-lhe um excelente treino de habilidades motoras e ser um processo sensorial.

Como sempre, a supervisão direta é a chave dos brinquedos DIY. Mais importante ainda, divirta-se assistindo seu pequenino explorar e jogar!

Leia também o artigo e inspire-se nas 15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO