A palavra ‘Debutante’ vem do francês que significa ‘estreante’ e  é utilizada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. OBaile de Debutantes‘ é um ritual de passagem, ao qual as jovens são submetidas quando completam 15 anos de idade para serem apresentadas à sociedade. Trata-se de um costume antigo, e que teve origem em familias nobres e de grandes posses financeiras.

Emma Watson
Emma Watson - Foto Direitos Reservados site Capricho 15 anos - Abril ©

A jovem quando completava 15 anos, ganhava uma linda festa de aniversário, na qual era apresentada à toda sociedade. A festa era requintada, onde a aniversariante no inicio da festa utilizava um vestido singelo representando a infância, e posteriormente colocava um vestido bélissimo para dançar a valsa com o seu pai. A troca dos vestidos  era a representação da passagem da infância para a vida adulta.

O pai da jovem normalmente é o ‘padrinho’ do baile de debutante, é o pai quem apresenta a filha à sociedade. Na falta deste pode-se escolher então um padrinho para dançar a valsa, que pode ser um primo, um irmão mais velho, um tio,  ou o avô.

O costume era que após o ‘debut’ da jovem, ou seja a apresentação à sociedade, ela passasse a se vestir como  uma ‘moça’, com roupas mais adultas, passasse a frequentar as reuniões noturnas na casa das familias abastadas e obtinha permissão para namorar.

Hoje os costumes mudaram, mas em algumas cidades tradicionais ainda se usa fazer o Baile de Debutante, com alguns diferenciais. Os costumes dos vestidos, e valsa permanecem, entretanto geralmente se escolhem um cantor, ou um ator famoso para que ele seja o ‘padrinho’ e possa dançar com a debutante.

Antigamente a festa era única, apenas para uma jovem e geralmente era dada na casa da família. Atualmente as festas acontecem quase sempre num clube famoso da cidade e com muitas debutantes a participarem da mesma festa.

Daí a razão de se convidar atores e cantores famosos, para dançar a valsa com TODAS as debutantes. 🙂 Claro que eles recebem para isso. Geralmente grandes clubes sabem como organizar este tipo de festa o que acaba por ser bem mais tranquilo para os pais da debutante!

Então, animada para o seu baile de debutantes?Então veja no link abaixo algumas sugestões de vestidos para debutantes!

Blog Capricho – 15 anos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

4
Deixe um comentário

4 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
4 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
AninhaCW7SWU

Acho lindo tudo que se faz uma debutante!!!!<3

Ammy

Infelizmente…
well, prefiro fazer uma big festa com 18… e uma viagem com 15.
Sou uma pessoa solitária, que não poderia fazer uma big festa mesmo se quisesse.

heloysa

achei tudo um maximo ah eu quero uma

aninha

achei tudo muito certo bom pra caranba
eu to doida para um baile de debutantes mais
pode ser a fantasia!!!!!!!!!