É chegada a hora que a magia tem que acabar e o seu filho precisa saber que o papai Noel na verdade não existe. Mas como fazer isso sem traumatizá-lo e o mais importante: como e quando fazer essa revelação tão importante? O mais importante é você perceber que ele amadureceu e está pronto para esta notícia.

A figura do papai Noel é muito importante para o seu filho já que ajuda no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio. É por este motivo que psicólogos afirmam que o melhor que você pode fazer é revelar a fantasia conforme o seu filho amadurece; observe o comportamento dele e veja em qual momento a criança já está pronta para receber a notícia ou se ela já desconfia que o papai Noel e toda a história não são reais. A partir de então você pode começar a contar a verdade.

Toda esta fantasia contribui para o desenvolvimento a medida que ele mesmo se prepara para encarar a realidade. A fantasia do papai Noel ensina o seu filho a aprender os valores do natal.

Não existe, contudo uma idade certa para o seu pequeno amadurecer e você contar toda a verdade. Mas psicólogos acreditam que entre 6 ou 7 anos seja a idade ideal para você começar a perceber que ele desconfia de algo. Mas calma que isto varia de criança para criança; não force nada antes dele estar realmente preparado. Lembre-se de que essa fantasia tem o seu propósito e você não pode pular etapas.

O melhor jeito de você dar essa notícia é não contar tudo de uma vez. É mais fácil você ir respondendo as perguntas que ele fizer, com sinceridade e ainda colocando alguns toques do significado do natal. Explique que a figura do papai Noel serve para exemplificar a figura de um velhinho bondoso que existe dentro de todo mundo e que gosta de presentear quem nós gostamos.

É claro que a decepção é normal e até mesmo esperada; mas tudo isso faz parte do amadurecimento dele. Para amenizar isso, faça com que ele se envolva nos preparativos do natal junto com você; peça ajuda na árvore, nos pratos, decoração, para que ele entre em contato com tudo o que o natal representa.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
Deixe um comentário

2 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
A.

Sr. Claudio, O tema aqui é Papai Noel e não o nascimento de Jesus. Parece que quem escreveu o texto estava tentando auxiliar pais a contarem a verdade sobre o bom velhinho. Quer o senhor queira ou não, o papai noel por culpa da sociedade, do consumismo exacerbado e da propria familia aqui ou em qq lugar do mundo colocou o papai noel como a figura principal no natal, apesar de não o ser. Cabe a cada pai e mãe transmitir preceitos religiosos dentro do seu lar aos seu filhos! 🙂 Feliz natal e que o seu papai noel seja… Ler mais »

claudio Dias

Faça-me o favor! Fere a história destacar o Papai Noel como símbolo do natal e do bom velhinho que tem dentro de cada um de nós. Conquanto o mundo da criança tenha fantasia, não vamos desvendá-las às avessas da realidade histórica. Não custa nada, por honestidade intelectual, ensinar as crianças que o natal é o tempo de se lembrar do nascimento do filho de Deus, do salvador do mundo. Ainda que a familia não creia assim, é a história real com a qual a criança precisa ter contato