Vamos a Biblioteca?

Publicado em

Sair de casa e passar à tarde em uma biblioteca infelizmente não é mais um hábito muito comum. Hoje em dia com os acervos digitais e a internet que coloca o mundo em nossas mãos, cada vez menos as crianças e adolescentes reservam um tempo para ir à biblioteca e caminhar entre os livros e receber um vasto conhecimento proveniente deles.

Poucas pessoas se lembram que  os livros são os responsáveis pela formação cultural e da personalidade das crianças e adolescentes. É com eles que as crianças aprendem a ler, escrever e a formar opinião sobre os mais diversos assuntos. E quanto mais contato ela tiver com os livros, melhor será para a formação dela. Por isso mesmo que ir a biblioteca é um habito sadio e que deve ser encorajado e estimulado pelos pais.

Apesar de toda a informação que lhe é bombardeada diariamente, a biblioteca é justamente o local calmo onde você pode procurar o livro que mais lhe agrada ou levar o tempo que quiser para escolher algum. Outra facilidade é que você pode ler coleções inteiras sem gastar nada, já que as bibliotecas são na sua maioria pública.

E outra, nada substitui o prazer de ir até a biblioteca e estar naquele clima. E não só somente livros que você encontra na biblioteca, são mapas, revista, jornais e material multimídia. Pesquisas já revelaram que crianças que freqüentam a biblioteca tem um maior rendimento na escola.

Sabemos que é muito mais fácil fazer pesquisas pela internetmais de 45% da população brasileira deixou de frequentar a biblioteca. Esse é realmente um número significativo, por isso é bom sempre encorajar e levar as crianças até a biblioteca para que eles vejam tudo o que há de bom naquele espaço feito especialmente para o conhecimento.

E ao contrário da internet, a biblioteca é um espaço público e gratuito. Basta apenas a pessoa fazer um cadastro e pronto, pode ler quantos livros quiser sem pagar nada. E o melhor de tudo é que existe uma biblioteca em cada cidade, estado e país. Um prato cheio para quem gosta de literatura e conhecimento.

Nas cidades mais distantes que não possuem uma biblioteca local, é possível por vezes contar com uma biblioteca itinerante que visita periódicamente cada recanto isolado, onde nem sempre as pessoas têm acesso fácil a internet, revistas, jornais, e informação.

Incentive o seu filho também a conhecer a bilbioteca da sua cidade! 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados