Uniforme Escolar – A importância do Uso

Gostou deste Post?

Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para você, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que as crianças sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. Além disso,  usar uniforme evita situações constrangedoras como temos visto nos últimos dias na mídia, que é a escola exigir que a aluna volte para casa por estar usando roupas inadequadas ao local de estudo!

Utilizando o uniforme,  nem a escola tem do que reclamar e nem o aluno terá problemas em passar por constrangimentos!!!!

É por isso que as escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira. Os uniformes escolares começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino tanto público quanto particular.

Infelizmente algumas escolas públicas já não exigem mais o uso do uniforme, antigamente era padrão toda escola particular ou pública o uso do uniforme era essencial, e ressaltamos que o uso de uniforme nunca ocasionou trauma em ninguém; ao contrário , os alunos tinham orgulho em exibir seu uniforme e dizer que faziam parte desta ou daquela escola, seja ela pública pu privada.

Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é.

Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.

Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres. Todos estão lá para aprender, independente da classe social, todos são iguais e é isso que as crianças devem aprender.

Cada escola faz o modelo e tipo de uniforme que desejar. Umas escolhem saias para as meninas ou calça social para os rapazes. Mas o mais comum ainda é o uso de agasalhos, moletons, malhas, camisetas e tênis.

O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!

Imagens: Uniformes Adidas



Gostou deste Post?

Comments

  1. Tereza gabriela says:

    eu adorei o seu blog vc esta de para bens bjs e tial tial.

  2. Duvidas: a partir deste ano a escola de meus filhos trocaram o modelo de uniforme e estão exigindo que a partir do primeiro dia de aula(01/02/2011) todos estejam usando o novo uniforme. E quanto ao antigo? E quanto aos pais que tem mais de um filho e que passa as roupas de um para outro. A escola pode fazer esta exigência? E ainda apenas uma empresa está dentro da escola vendendo os uniformes, o correto não seria termos mais de uma opção para compra?

  3. Muito bom se blog
    Me ajudo muito em uma redação
    que tive que fazer sobre
    “Qual a importância de uma escola uniformizada”
    Beijão

  4. Paulo Ronaldo says:

    O uso de uniforme na escola
    Sou contra, porque:

    Item 1: Estamos no Brasil o regime é democrático.
    Item 2: As crianças e os adolescentes devem aprender a conviver com as diferenças, independentemente de poder aquisitivo.
    Item 3: As pessoas tem o direito de escolha.
    Item 4: Usar a rouba que se quer é um direito que nos assiste.
    Item 5: O Artigo 5º da constituição reza sobre nossos direitos.
    Item 6: Nenhum de nós pode ser discriminado pelo uso de qualquer tipo de roupa.
    Item 7: Quem quer uniformizar são pessoas educadas na época da ditadura.
    Item 8: As diferenças tornam a vida mais interessante.
    Item 9: Nós só somos obrigados a fazer aquilo que está tipificado em lei.
    Item 10: Se temos direitos iguais então se os alunos forem obrigados a usar o uniforme, então que os professores também sejam bem como diretor, funcionários e outros.
    Item 11: Não é correto uniformizar alunos para simplesmente facilitar a vida de alguns funcionários públicos que tem por função de fiscalizar bem como da segurança pois essa é uma atribuição dos órgãos públicos dos municípios do estado e da união.
    Item 12:Quanto a alegação de que o uniforme é para evitar que outras crianças debaixo poder aquisitivo,venham a não se sentir bem em decorrência de crianças que tem um bom poder aquisitivo,DISCORDO,ou então Chegara o dia que estas não poderão freqüentar,lanchonetes ou restaurantes,pois quando alguns podem consumir uma refeição completa,outros apenas podem ter acesso a um sanduíche,ou vai chegar o dia que vão querer padronizar os alimentos para que outros não se sintam mal.

    • Caro Sr. Paulo, o artigo publicado no Bigmae não incentiva ditadura e tão pouco pretende igualar classe sociais ou qq outra coisa.
      O artigo sobre uniformes publicado no Bigmae VISA apenas orientar para evitar situações constrangedoras como a da aluna que foi recentemtente barrada na escola pública por estar usando uma roupa inadequada, se a escola tivesse uniforme não haveria este problema.

      Afinal provavelmente o senhor deve saber que educação vem ‘de berço’ ou seja educação é dada dentro de casa pelos pais, e há pais que acham muito natural uma filha andar com roupas curtas e outras coisas mais e ir a escola assim; porém outros já discordam. Quando eu estudava as escolas públicas e particulares tinham uniforme e isso não causou nenhum trauma em ninguém e tão pouco problemas de identidade ou de usar o que nos apetece simplesmente porque vivemos num país livre a lei ou estatuto ‘xpto’ nos assegura isso.

      Grandes escolas como Dante Alighieri, Cardeal Motta, Arquidiocesano e outras têm uniforme e isso não é problema, ao contrário é solução!!!!!