Bigmãe
Crescimento Infantil - Meninos

Tabela de Crescimento Infantil – Meninos

A Tabela de Crescimento Infantil – Meninos, extraída dos estudos da Saúde e do Desenvolvimento Infantil do Departamento de Saúde de Harvard,  é apenas algo que pode servir de comparação mas não necessariamente como regra geral; como em tudo existem exceções, e no que diz respeito ao crescimento de crianças e adolescentes, não há regra fixa.

O crescimento infantil envolve uma série de fatores importantes que englobam  o pré-natal, o parto, e pós-parto assistidos, a amamentação, a alimentação e nutrição adequada na primeira infância e um excelente acompanhamento pediátrico nos  primeiros anos de vida!

É importante lembrar que cada pessoa tem seu potencial genético, ou seja herda os genes familiares, que poderão ou não influenciar no crescimento. Portanto o crescimento depende em parte da hereditariedade e também de fatores externos como saneamento, condições de habitação, saúde, higiene, nutrição, e até amor e atenção para com a criança.

crescimento menino

O pré-natal é muito importante porque pode identificar um retardo de crescimento intra-uterino, e é o momento certo onde  a gestante poderá  obter orientações médicas sobre como proceder para que o feto comece a se desenvolver normalmente. Fatores como alcoolismo, tabagismo, e outros tipos de drogas, podem influenciar negativamente no desenvolvimento do feto, e consequentemente influenciará no crescimento da criança no período pós-parto.

Uma das coisas mais importantes e que por vezes muitos pais e mães deixam em segundo plano, é  o  acompanhamento médico pediátrico nos primeiros anos de vida; já citamos este fator aqui e enfatizamos novamente devido a vital importância deste acompanhamento para o crescimento saudável da criança.

Nas consultas com o pediatra serão avaliados, peso, altura, estrutura óssea, e as condições de saúde da criança em seu todo. Caso o pediatra observe alguma anormalidade, os pais receberão a orientação necessária para que tomem as medidas essenciais para que a  criança retome seu ritmo normal de crescimento de acordo com a sua faixa etária.

Relativamente ao crescimento dos adolescentes, enfatizamos que o mesmo não é linear,  ou seja, não segue um padrão para todos igualmente. Um adolescente pode ficar 6 ou 8 meses sem crescer nenhum centimetro ou poderá nos 6 meses seguintes crescer 4 ou mais centimetros rapidamente.

Muitos sentem-se aflitos por achar que não estão a crescer ou que estão crescendo rápido demais, isso é normal. O diagnóstico de crescimento insuficiente só deve ser feito por um médico, dado que esta avaliação depende da estatura dos pais, e da avaliação da altura do adolescente por um período de 1 a 2 anos.

Muitas podem ser a causa do crescimento lento de um adolescente como por exemplo  a deficiência do hormônio do crescimento, problemas com a glândula tireóide, diabetes , doenças ósseas,  etc. Porém como já citamos acima, isso só pode ser avaliado e diagnosticado por um médico.

tabela de crescimento infantil - meninos

Fonte Tabela de Crescimento infantil – Medidas Meninos

Medidas extraídas dos estudos da Saúde e do Desenvolvimento Infantil do Departamento de Saúde Materno Infantil da Escola de Saúde Pública de Harvard.