InícioBebêsSem Medo do Bicho Papão

Sem Medo do Bicho Papão

Publicado em

As crianças possuem muitos medos, como o Homem do Saco, a Cuca, o Bicho-Papão e outros, todos criados pelo imaginário popular. Esses medos surgem pelo fato de que a criança ainda está começando a aprender sobre o mundo, ou seja, tudo o que você contar para ela, ela vai acreditar e realmente temer qualquer invenção que você conte para ela.

O problema dessa imaginação é quando alguns pais usam essas histórias imaginárias para conter a criança. Como a criança nunca viu o bicho-papão, é natural que ela pense naquilo como algo assustador. Inventar a história do bicho-papão nada mais é do que uma maneira fácil e errada da mãe conter a criança, principalmente se ela for muito agitada.

Há ainda quem use a história do bicho-papão para conter as crianças curiosas que se dispersam rapidamente dos pais. Mas esta é uma forma errada de explorar esse medo infantil. O mais correto seria que você, antes de sair de casa, conversasse com o seu filho e explicasse que ele deve permanecer ao seu lado e se comportar para não se perder. A mentira ou a criação do medo nunca é a melhor alternativa.

A criação do medo na figura do bicho-papão até pode fazer com que a criança se comporte melhor. O problema é que o medo cria imagens irreais na cabeça da criança, e isso pode resultar nos famosos pesadelos e em uma insegurança permanente. As crianças que são muito expostas a esses medos são crianças que estão constantemente ansiosas, irritadas e começam a roer as unhas, por exemplo; qualquer outro sinal de ansiedade que você notar também é fruto da invenção do bicho-papão.

E o medo do bicho-papão pode até mesmo atrapalhar o sono dela, já que a maioria das crianças pensa que eles aparecem durante a noite e têm medo de dormir sozinhas. Então usar o bicho-papão para controlar o filho, além de não resolver o problema pode até mesmo atrapalhar a hora do descanso dele e seu.

Saci Pererê

Você não precisa desses medos para alertar, muito menos educar o seu filho. Ele pode muito bem lidar com a realidade que já é por si mesma perigosa. Você não precisa de bicho-papão, muito menos lançar mão de qualquer outro medo para que ele aprenda algo. A realidade e sinceridade são os melhores remédios para qualquer criança aprender algo.

Na verdade a mentira do bicho-papão é usado no mundo todo. Diz a lenda que há muitos anos atrás, um feiticeiro fazia magia com o corpo das crianças que ousavam atravessar a aldeia. À noite, o homem virava uma criatura horrenda e nesta forma ele invadia a casa das crianças e as roubava. Assim surgiu a lenda do bicho-papão, o bicho que roubava todas as crianças peraltas que não obedeciam aos pais.

bruxa-ma

Para completar o quadro, você já reparou que as cantigas de ninar são recheadas de ‘bichos assustadores’ temos a cantiga do ‘Bicho Papão’, do ‘Boi da Cara Preta’, ‘A Cuca Vem pegar’, e outras. Há séculos que tentavam dominar as crianças provocando-lhes medo. Que criança irá querer dormir ouvindo ‘Dorme Nene que a Cuca vem pegar, papai foi para a roça, mamãe para o cafezal’? Isto só pode provocar efeito contrário.

As lendas populares também estão recheadas de ‘figuras enigmáticas’ que assombram as crianças como o Saci Pererê, o Caipora, o Curupira e outros; bem como as histórias de contos de fadas estão cheias de bruxas, fadas más e rainhas diabólicas.

Por isso lembre-se disto antes de tentar ‘dominar’ seu filho com estas cantigas e com ameaças que se ele não se portar bem o bicho papão vem pegar.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados