Bigmãe
O que é Raquitismo?

O que é Raquitismo?

O raquitismo é uma doença que atinge toda a parte do tecido ósseo e que ocorre quando a criança está desenvolvendo o seu crescimento. O raquitismo é a deficiência de cálcio no osso, causada pela falta da vitamina D.

Geralmente  acontece quando a criança tem uma ingestão falha dessa vitamina ou ela é insuficiente para que os ossos se desenvolvam. Pode acontecer também da vitamina D não ser absorvida pelo corpo, já que ela depende da exposição à luz do sol para acontecer de maneira correta.

Outros fatores que podem causar o raquitismo são os fatores genéticos hormonais, nutricionais e culturais que podem causar a falta da vitamina D. Pode acontecer da mãe ter a falta dessa mesma vitamina durante a gravidez, o que fará com que o feto se desenvolva com a deficiência da mesma.

O raquitismo geralmente aparece entre os seis meses e o terceiro ano de vida da criança. Quando o bebê começa a andar é que os problemas se acentuam e ficam mais visíveis, já que o raquitismo causa alterações nas pernas e na coluna vertebral da criança; é comum as crianças com raquitismo apresentarem baixa estatura.

O raquitismo é mais comum em crianças que nascem prematuras e os principais sintomas que a mãe deve observar são irritabilidade, insônia e sudorese principalmente na parte da cabeça durante a amamentação. Esses sintomas só aparecem aos seis meses de idade.

Outros sintomas ainda são deformidades ósseas, fraturas, fraqueza nos músculos, dores nos ossos, baixa estatura que causa retardo no desenvolvimento, anormalidade nos dentes, distúrbios respiratórios e insuficiência cardíaca. Isso não quer dizer que o bebê terá todos esses sintomas juntos, mas é provável que se ele tiver raquitismo, um desses sintomas aparecerá.

O tratamento pode ser feito a base de alimentos ricos em vitamina D, mas apenas dois deles apresentam essas características que são o fígado e óleo de alguns peixes gordurosos. Então, a receita médica de suplementos com altos índices de vitamina D é o mais indicado e o método mais eficiente de se combater o raquitismo. A junção da vitamina D com a exposição ao sol facilita a absorção da vitamina e elimina boa parte do problema.

Mas lembre-se que o tratamento só deve ser feito com orientação médica, já que é o médico que vai definir a quantidade de vitamina D, a dieta e a exposição ao sol necessários para que a criança se recupere do raquitismo.

Veja quais os exames podem ser feitos para ajudar o diagnóstico de raquitismo: – Minha Vida – Raquitismo