Bigmãe
Meu filho não dorme o que devo fazer?

Meu filho não dorme o que devo fazer?

Meu filho não dorme o que devo fazer? O sono é muito importante para todo mundo; é nele que descansamos, repomos a energia para começar um novo dia bem disposto. E você sabe os efeitos de uma noite bem dormida na vida do seu filho. E isso quer dizer também que além do sono sem interrupções, ele deve dormir na cama dele.

Uma das melhores formas de você colocar ele na cama sem reclamações ou choro é criar um ritual para a hora de ele ir para a cama. Nesse ritual você vai ensinar que a hora de dormir é uma forma feliz e relaxante de terminar o dia. Os bebês e as crianças adoram esses rituais diários.

O maior problema que você vai encontrar na hora de tentar colocar seu pequeno para dormir é o fato de que ele não quer se separar de você nem à noite, já que essa separação significa fim da diversão para ele. Outro problema é o medo do escuro.

Uma dica para você criar um ritual e facilitar essa hora difícil é dar um bom banho morno seguido de um pijama aconchegante; uma história ou música relaxante que pode ser cantada por você mesma ou até mesmo colocar seu filho na cama com o brinquedo preferido dele e cobri-lo. É bom manter sempre essa sequência e nunca mandar seu filho para a cama no exato momento de dormir; essa preparação serve para que ele não relute em ficar na própria cama.

Se puder não deixe nenhuma luz acessa; os bebês têm que aprender a diferença entre dia e noite e caso ele acorde durante a noite e encontrar tudo escuro, saberá que não é hora ainda de acordar. O ideal é deixar um abajur bem fraco como iluminação, nada de luz forte.

A hora de dormir é um momento especial para você e seu filho, então você deve dedicar sim toda a atenção possível para ele. Esqueça tudo o que aconteceu no seu dia e reserve esse tempo só para vocês; leia calmamente uma história ou faça carinho nele até que pegue no sono.

Uma boa dica é que se o seu bebê for pequeno ainda, tiver até dois anos, é acordá-lo perto da hora de você ir dormir. Isso vai quebrar a rotina que ele tem de acordar sozinho durante a noite e você poderá dormir tranquilamente.

A partir dos 2 anos as crianças já trocam o berço pela cama e começa a batalha para que ela durma no próprio quarto. Se mesmo impedindo que ela durma no seu quarto ela ainda espernear, coloque um colchão no quarto do seu filho e diga que só ficará por esta noite. Seja firme para que ele entenda que você no quarto dele não é um hábito e muito menos ele no seu quarto. Isto ao longo do tempo só tirará a privacidade entre você o seu marido e poderá causar desentendimentos entre ambos.