Meu filho não dorme o que devo fazer?

Gostou deste Post?

Meu filho não dorme o que devo fazer? O sono é muito importante para todo mundo; é nele que descansamos, repomos a energia para começar um novo dia bem disposto. E você sabe os efeitos de uma noite bem dormida na vida do seu filho. E isso quer dizer também que além do sono sem interrupções, ele deve dormir na cama dele.

Uma das melhores formas de você colocar ele na cama sem reclamações ou choro é criar um ritual para a hora de ele ir para a cama. Nesse ritual você vai ensinar que a hora de dormir é uma forma feliz e relaxante de terminar o dia. Os bebês e as crianças adoram esses rituais diários.

O maior problema que você vai encontrar na hora de tentar colocar seu pequeno para dormir é o fato de que ele não quer se separar de você nem à noite, já que essa separação significa fim da diversão para ele. Outro problema é o medo do escuro.

Uma dica para você criar um ritual e facilitar essa hora difícil é dar um bom banho morno seguido de um pijama aconchegante; uma história ou música relaxante que pode ser cantada por você mesma ou até mesmo colocar seu filho na cama com o brinquedo preferido dele e cobri-lo. É bom manter sempre essa sequência e nunca mandar seu filho para a cama no exato momento de dormir; essa preparação serve para que ele não relute em ficar na própria cama.

Se puder não deixe nenhuma luz acessa; os bebês têm que aprender a diferença entre dia e noite e caso ele acorde durante a noite e encontrar tudo escuro, saberá que não é hora ainda de acordar. O ideal é deixar um abajur bem fraco como iluminação, nada de luz forte.

A hora de dormir é um momento especial para você e seu filho, então você deve dedicar sim toda a atenção possível para ele. Esqueça tudo o que aconteceu no seu dia e reserve esse tempo só para vocês; leia calmamente uma história ou faça carinho nele até que pegue no sono.

Uma boa dica é que se o seu bebê for pequeno ainda, tiver até dois anos, é acordá-lo perto da hora de você ir dormir. Isso vai quebrar a rotina que ele tem de acordar sozinho durante a noite e você poderá dormir tranquilamente.

A partir dos 2 anos as crianças já trocam o berço pela cama e começa a batalha para que ela durma no próprio quarto. Se mesmo impedindo que ela durma no seu quarto ela ainda espernear, coloque um colchão no quarto do seu filho e diga que só ficará por esta noite. Seja firme para que ele entenda que você no quarto dele não é um hábito e muito menos ele no seu quarto. Isto ao longo do tempo só tirará a privacidade entre você o seu marido e poderá causar desentendimentos entre ambos.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Giuliana diz:

    Bom dia,

    E para o caso de um bb com 11 meses que de repente começou a acordar a noite e a chorar desesperadamente? Já tentei deixá-lo chorando e ele quase pulou do berço. já acalentei, cantei, fiz de tdo e qdo o coloco de volta sempre abre o berreiro… Isso pq eu sempre o coloquei acordado no berço e sempre adormeceu por conta própria, porém depois que o pai foi pra outro estado a trabalho começou a reagir assim.

  2. Nivia diz:

    Oi espero q vc possa me ajudar meu filho tem 1.2meses e só dorme depois das 4 da manha e vai ater as 13h é todo dia assim pois tenho q acorta as 7h para levar meu outro filho no pré estou cansada pois o meu primeiro filho tambem era assim so mudou depois q entro no pré q faz 2 meses eu preciso dorm

    • rita leite cavalcante diz:

      rita 02 de setembro 2012/ 20:19
      meu bb tem 09 meses e o sono dele é muito curto acorda demais a noite e
      durante o dormi pouco é sono de minutos o que eu faço, no berço ele acorda
      o tempo todo e na cama só eu dormi c ele sim não ai que não consegui,já levei no neuro-pédiatrico e pssaou um calmante de nome ………
      mas não resolveu. o q faço

      • katia diz:

        Rita, antes de tudo vc tem que analisar como é o dia do seu bebe.
        Um bebe, desde pequenino deve ter rotina, ou seja hora para acordar, comer, tomar banho e dormir.
        Observe se durante o dia seu bbe dorme muitas horas seguidas, ou se dorme aos poucos, ou seja breve cochilos.
        Se isso acontecer é mais do que óbvio que a noite ele nao vai dormir.
        Tente estabelecer horarios para comer, banho, dormir, etc.
        Na hroa de dormir crie em volta do bebe ou no quartinho dele uma atmosfera relaxante, abaixe o som da tv, coloque luzes em abajour
        bem fraquinhas, crie um aconchego. Pode ser que mudando os hábitos seu filho durma normalmente sem ter de dar calmante. Calmantes podem ter um efeito devastador no futuro.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online