Bigmãe
Crisma para Jovens

Crisma para Jovens

A Crisma é o segundo Sacramento da Igreja Católica Apostólica Romana, denominado como “Sacramento da maturidade cristã”,  feito a partir dos 17 anos a jovens já batizados.

Crisma  significa a confirmação de um compromisso pessoal com Cristo e com a comunidade cristã, efetivado anteriormente pelo Batismo. É a ratificação das promessas batismais efetuadas pelos pais e padrinhos no dia do seu batismo.

A jovem ou o jovem que vai ser crismado, deve ter um padrinho ou madrinha de Crisma (que podem ser os mesmos do batismo), cuja tarefa é zelar para que ele cumpra fielmente  as obrigações inerentes a este Sacramento Cristão.

Quem ministra a Crisma é o Bispo e para que o jovem possa receber a Crisma é necessário comprovação através da certidão de que foi batizado na Igreja Católica quando pequeno.

Para receber a Crisma é necessário que os jovens passem também por um cursinho preparatório, onde serão relembrados os ensinamentos da Igreja Católica.

As tradições familiares inerentes a Crisma são iguais as tradições do batismo. Assim como no batismo os pais podem optar por uma celebração familiar após o término da cerimônia religiosa.

Informe-se em sua Igreja sobre as regras a serem seguidas quanto a roupa e outras orientações inerentes a esta cerimônia. Os jovens já tendo poder de decisão poderão escolher o tipo de lembrancinha  a oferecer aos familiares, exatamente como foi oferecida no Batismo.

Sugestões de Lembrancinhas para Crisma:

– Terços
– Mini Biblias
– Medalhas do Anjo da Guarda
– Marcadores de Livros com temas cristãos
– Anjos
– Velas decorativas
– Porta Retrato alusivo ao tema Crisma
– Enfeites em forma de pombinha branca

A Crisma, assim como o batismo e a primeira comunhão é uma cerimônia muito bonita e uma etapa muito importante na vida de um cristão.  🙂