Crisma para Jovens

Gostou deste Post?

A Crisma é o segundo Sacramento da Igreja Católica Apostólica Romana, denominado como “Sacramento da maturidade cristã”,  feito a partir dos 17 anos a jovens já batizados.

Crisma  significa a confirmação de um compromisso pessoal com Cristo e com a comunidade cristã, efetivado anteriormente pelo Batismo. É a ratificação das promessas batismais efetuadas pelos pais e padrinhos no dia do seu batismo.

A jovem ou o jovem que vai ser crismado, deve ter um padrinho ou madrinha de Crisma (que podem ser os mesmos do batismo), cuja tarefa é zelar para que ele cumpra fielmente  as obrigações inerentes a este Sacramento Cristão.

Quem ministra a Crisma é o Bispo e para que o jovem possa receber a Crisma é necessário comprovação através da certidão de que foi batizado na Igreja Católica quando pequeno.

Para receber a Crisma é necessário que os jovens passem também por um cursinho preparatório, onde serão relembrados os ensinamentos da Igreja Católica.

As tradições familiares inerentes a Crisma são iguais as tradições do batismo. Assim como no batismo os pais podem optar por uma celebração familiar após o término da cerimônia religiosa.

Informe-se em sua Igreja sobre as regras a serem seguidas quanto a roupa e outras orientações inerentes a esta cerimônia. Os jovens já tendo poder de decisão poderão escolher o tipo de lembrancinha  a oferecer aos familiares, exatamente como foi oferecida no Batismo.

Sugestões de Lembrancinhas para Crisma:

- Terços
- Mini Biblias
- Medalhas do Anjo da Guarda
- Marcadores de Livros com temas cristãos
- Anjos
- Velas decorativas
- Porta Retrato alusivo ao tema Crisma
- Enfeites em forma de pombinha branca

A Crisma, assim como o batismo e a primeira comunhão é uma cerimônia muito bonita e uma etapa muito importante na vida de um cristão.  :)



Gostou deste Post?

Comentários

  1. ricardo andre ribeiro barbosa diz:

    eu acho que fazer crisma é muito importante para o cristão pois é a confirmação do batismo

  2. Eduardo diz:

    A crisma assim como a catequese , são algo fundamental para a formação dos Cristãos , que estão para vir e que estão agora conhecendo o verdadeiro sentido de Igreja comunidade de Deus !!

  3. RODRIGO PIMENTA diz:

    O Crisma é o compromisso com Deus e com a comunidade pois estamos confirmando sermos cristãos e seguidores de Cristo Jesus portanto meus irmãos o crisma é muito serio sejamos fiel a Deus e a nossa comunidade sempre servindo a Deus e ajudando os nossos irmãos menos favorecidos, humildade em primero lugar como nosso Senhor foi.
    Senhor fazei o meu coração semelhante ao vosso .

  4. Ruy diz:

    A Crisma, é um Sacramento da qual é de Suma Importância na vida do Jovem desde que ele(a) permita que isso aconteça em sua vida, mas isso tb deixa td´s os Jovens em dúvidas.Pois ninguém vai procurar este Sacramento por livre e espontânea vontade, a não ser por indicação de outros, ou por causa de irmãos e irmãs, namorado(a), e até msm por causa de amigos.Sou Catequista de “Crisma”, e deixo bem claro para os meus Crismandos este fator de que a Crisma é um Sacramento de “Maturidade”, vc tem que ter discernimento no que procura. Amo em ser Catequista. Abraços a td´s

    • admin diz:

      Ola Ruy mto obg pelo seu esclarecimento, é isso mesmo a Crisma é uma confirmação do nosso desejo real e fiel de ser um cristão, portanto tem que se ter discernimento.

  5. Tâmila diz:

    Oii, pessoal..estou me preparando para receber o Sacramento do Crisma e nesse período meus olhos se abriram perante o mundo, encherguei a vida por outros ângulos. Os encontros preparatórios fazem com q ,nós jovens ,nos encontre, de modo a confirmar nosso batismo e seguir na caminhada servindo ao Senhor e a comunidade, visando sempre o bem comum. A cada domingo q nos reunimos para discutir sobre algum tema reflexor, me deparo com tamanha vontade de ser útil, de fazer o melhor de mim para q todos sejam beneficiados, é uma sensaçao única de estar se descobrindo e sentir a presença de Deus no meio de nós, como se Ele estivesse falando:” É isso mesmo minha filha, você está no caminho certo, no Meu caminho”. Isso enche meu peito de entusiasmo, e reparo a mesma sensação em todos os crismandos de meu grupo, uma felicidade q foi retirada do fundo e exposta p/ quem quiser ver. Desta forma, à todos os jovens q estao se preparando para receber o sacramento do crisma por causa de influências, e nao por sua livre e espontânea vontade, aconselho q parem e reflitam um pouco sobre o compromisso q estarao fazendo, depois de refletir e pensar um pouco consigo mesmo chegará á uma conclusao e entao sim, estarão àptos a fazerem sua escolha.Então é isso… Um grande abraço à todos vcs leitores e Fiquem com Deus!!!

  6. lorena diz:

    Por gentileza ,sou catequista e sou menina ,queria saber se eu posso escolher um homen parav ser meu padrinho de crisma?

    • Gilberto Torres Guimarães Coelho diz:

      Ola querida Lorena. N a paz de cristo Sim vc pode escolher um padrinho do crisma.
      Ministro Extraordinario da Comunhão Paróquia Cristo Ressuscitado.

  7. stephanie c diz:

    estou mt feliz, estou fazendo Crisma.. e agora estou em uma das aulas..

  8. michele diz:

    vou me casar no ano que vem tem como fazer crisma em quanto tempo.

  9. regina maria diz:

    boa noite,
    Meu nome é regina e tenho uma filha que quer fazer crisma, e gostaria de saber quando se pode fazer as inscrições, ela faz 17 anos em setembro.
    moro em curicica- jacarepagua…
    obrigado….

    • José Antonio diz:

      Olá Regina,
      Você deve procurar a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Rua General Olívio Uzedo, nº 231, ou entrar em contato pelos Tels.: 2441-2513 /2441-0066, se quiser pode também passar um e-mail para pnssaude@uol.com.br

  10. crislane diz:

    a crisma é antes de tudo uma introduçao do que vc irá vivenciar na sua vida é verdadeiramente a sua iniciação cristã,por que vc toma consciencia do seu batismo, e ela não é apenas um sacramento que se vai cumprir por obrigação de alguma coisa. vc que ira fazer crisma faça por que vc quer aprender e não só por ir.

    • jota diz:

      Não entendi iniciação na vida cristã? quando escolhemos padrinhos e madrinhas, alcoólatras, fumantes, prostitutos, enganadores, podemos trocar de padrinhos? ou devemos ter estes mentores até que se acabem num hospital? Crislane está na hora de buscar ao Senhor e deixar de levar mais pessoas para o abismo, conheça o Deus verdadeiro e verás que tudo isso não passa de fantasias criadas pelo homem. Deus é nosso escudo e fortaleza.

      • katia diz:

        Jota, quem escolhe os padrinhos e madrinhas são nossos pais, e queremos crer que tanto nosso PAI quanto nossa MÃE tenha o mínimo de noção de quem está a escolher para serem padrinhos do filho; ou sinceramente então já nem sei o que dizer.
        Alem disso se um padrinho ou uma madrinha um dia se tornar um alcoolatra ou um drogado nao é por isso que deve ser excluido da sociedade e recriminado, até pq o que se planta colhe, por isso evangelicos ou católicos, vamos plantar SOLIDARIEDADE e não críticas e recriminações; ninguem está livre de ter um problema grave na vida, por isso NADA DE ATIRAR PEDRAS. Aliás, essa era uma frase de Jesus: Atire a primeira pedra quem nunca errou! Certo amigo??? ;)

  11. crislane cavalcante diz:

    eu amo o meu serviço!!!
    apesar das dificuldades… das quedas …
    é muito bom capacitar os jovens para a sua iniciação cristã…

  12. Taís F.S.Mantovani diz:

    Olá,
    Minha dúvida é o seguinte…Eu não sou crismada, nesse caso, posso ser madrinha de crisma de uma pessoa?
    Obrigada

  13. Bru diz:

    Gostaria de saber se a madrinha de crisma precisa ser crismada, pois a pessoa que eu quero que seja minha madrinha não é crismada, mas eu não quero mais ninguem como madrinha, só quero ela.

  14. Ana diz:

    Olá, vou crismar dia 21 de dezembro de 2010 queria saber se meu primo já crismado pode ser meu padrinho, já que sou menina… Existe a exigência de mulher se madrinha de menina e homem ser padrinho de menino? Obrigada! espero uma resposta rápida se possível!

  15. Philis diz:

    Quem faz crisma só para poder CASAR não está pronto para fazer a crisma. Se eu fosse o padre , proibia essas pessoas de fazerem isso, mandaria elas amadurecem como cristãos primeiro…

  16. paulo joao silva diz:

    ola tudo bem moro em santarem do para, na amazonia, estou me preparando para orientar os jovens crismando de nossa comunidade santo antonio, tenho pouca esperiencia,e possivel me enviar mais informação sobre esse assunto.
    abraços.
    paulo silva

  17. Laís Maria diz:

    Estava indecisa mas agora é certo, irei fazer!!!

  18. mirian diz:

    gostaria de saber se posso escolher um so padrinho h m ou os dois.

  19. Wanessa diz:

    Tem como anula o padrinho do catequisando da crisma, que já batizou!

  20. Jéssica Graziela diz:

    Voçê não é obrigado a escolher os mesmo padrinhos do batismo para ser seu ou sua madrinha ou padrinho da crisma.mas lenbrando se voçê é menina deve escolher uma só mulher para ser sua madrinha e se voçê é menino deve escolher um só homen para ser se padrinho.Na crisma é uma só madrinha ou um só padrinho.Na crisma não é um casal!!!!OBRIGADO…..

  21. Paula Vaz diz:

    Gostaria de saber se tem como anular crisma?

  22. Mariana Aparecida de Mattos diz:

    Olá!
    meu irmão vai crismar esse mês,e aqui na minha cidade tem um boato que o padrinho ou madrinha tem que comprar roupa e sapato para o crismando usar,isso é verdade??
    o padrinho tem que comprar alguma coisa????
    a crisma é esse fim de semana,se alguém puder me ajudar,desde já agradeço!

    • katia diz:

      Mariana, realmente a tradição é que o padrinho ou a madrinha ofereça a roupa e o sapato, porém nem sempre esta regra é seguida; mas sim é verdade é de bom tom que os padrinhos ofereçam ao afilhado a roupa para a ocasião.

  23. keylla diz:

    sou professora de crisma e adorei esse site
    espero que continue postando coisai interessantes
    como esse sobre o crisma
    bjs e obrigado

    • jota diz:

      Keylla, gostaria de saber de onde você tira, estudo para este tipo de tema. é na Bíblia? ser for me mostra onde, se não for Bíblico é heresia, ou você não crê na Bíblia, ou vocês usam livros paralelos que substituam a Bíblia?, Jesus, Apóstolos foram crismado. Quando começou esta pratica na igreja católica. Por favor preciso de respostas que possam mudar meu jeito de pensar.

    • Maria Apárecida Domingues Schwab diz:

      Querida:
      Paz e Bem!
      Você não é professora de Crisma, mas sim com muito amor, carinho e respeito você é uma catequista amada e escolhida por Deus.

  24. Rafaela Cavalcante diz:

    Eu faco crisma e estou acahando uma maravilha ,,em pouco tempo de crisma aprendi muitas coisas o que e bom e ruim para mim .

  25. fernanda modesto fernandes dos santos diz:

    OLÁ ! BOM DIA ! ME – CHAMO FERNANDA MODESTO FERNANDES DOS SANTOS TENHO 30 ANOS VOU COMPLETAR 31 AGORA NESSE MÊS NO DIA 30 COMO FAÇO PARA ME CRISMAR JÁ SOU BATIZADA?

  26. dalila diz:

    eu estou na crisma e é muito bom adoro a crisma

  27. FLÔR DA GRAÇA MENDES diz:

    Fazer a Crisma para mim é confirmação do batismo e dar continuidade à vida cristã aos jovens, tão necessária nos dias de hoje.
    Minha filha está se preparando, ela é Down trm 17 anos, ( Bibiana), gosta muito das aulas e sonha com o dia 13 de janeiro de 2013 dia da Crisma.

    Teresina, 24/09/2012

    Flôr da Graça

  28. juliana diz:

    0i sou juliana mas gostaria de saber que nao sou crismada mas posso ser madrinha de crisma de um menina

  29. Muriel diz:

    EU vou fazer o ultimo encontro do crisma e eu acho que já estou preparado para receber o dom de Deus eu me preparei por 2 anos sendo que eu comecei a fazer com 15 anos e vou me crismar com 17 mais para mim eu acho que já estou pronto pois eu sei tudo que a Catequista me ensinou eu só tenho a agradecer ela MUITO OBRIGADO se não fosse ela eu não taria pronto para me crismar…

  30. luana diz:

    legal gostei

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress