Alergia e Acaros | O que fazer?

Gostou deste Post?

O ácaro nada mais é do que um artrópode da subclasse acarina. Os ácaros são animais minúsculos só visíveis ao microscópio, que existem no pó das nossas casas; e são considerados a principal causa de alergias respiratórias em adultos e crianças. Como ele é invisível, você precisa tomar alguns cuidados para que ele não procriar e se espalhar com facilidade. Algumas dicas podem deixar você livre dos incômodos e alergias causadas pelos ácaros.

O primeiro passo é você saber que os ácaros se alimentam das escamas da pele humana e dos animais. Por dia, você pode perder em torno de um grama de pedaços de pele. Os ácaros adoram colchões, mantas, almofadas, tapetes, sofás e bichos de pelúcia. São nesses locais que você deve ter mais atenção. E cuidado na época do verão, já que os ácaros adoram ambientes com uma temperatura amena, nem muito quente, nem muito fria, e em locais úmidos.

O que provoca a alergia não são os ácaros vivos em si, mas os excrementos dele e os ácaros já mortos. Eles ficam na poeira fina e quando inalados provocam as alergias. Na verdade os ácaros é que ajudam a formar a poeira. Por isso que uma casa livre de poeiras e conseqüentemente de ácaros é um local sem alergias.

A única prevenção que você pode fazer para não correr os riscos de alergia é o desaparecimento, ou pelo menos evitar que os ácaros tenham um local para se instalar e procriar.

É recomendado que você areje os quartos diariamente e coloque colchões, edredons, cobertores e travesseiros no sol. Aspirar o local frequentemente, principalmente no local onde ficam os colchões ou os tapetes ajuda a eliminar os ácaros e o pó. Existem à venda substâncias capazes de matar os ácaros, chamadas «acaricidas». São substâncias não tóxicas para o homem mas que têm a capacidade de eliminar os ácaros.

Ácaro

Ácaro

Se puder use uma proteção para o colchão e os travesseiros para que eles possam ser lavados e trocados com frequência. Outra dica boa é você preferir produtos antialérgicos e antiácaros. Os bichos de pelúcia têm que ser lavados semanalmente, já que ficam muito próximo das crianças. Tente manter o ambiente seco e arejado.

Evite o uso de tapetes felpudos demais e cortinas pesadas, que sejam difíceis de ser lavadas com frequência. Procure limpar diariamente o chão com uma pano úmido embebido num produto de limpeza com aroma suave, isso ajuda a eliminar maus odores da casa e a retirar qualquer vestígios que possa ficar impregnado no chão. Lembre-se sempre que limpeza é fundamental para sua saúde e a saúde dos seus filhos.

Saiba mais sobre: Tudo sobre Ácaros

Foto Ácaro: Wikipédia



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online