brincar com plasticina

Certamente você já ouviu seu filho reclamar: “Mas mãe, eu vou brincar do que?”.

Mesmo que você diga que ele tem vários brinquedos ele vai insistir em dizer que quer brincar com outra coisa, que está cansado das mesmas brincadeiras. E é muito normal na hora você não ter nada em mente para sugerir para ele.

Afinal de contas na sua época os brinquedos não eram tão tecnológicos; era tudo simples, mas tudo cheio de criatividade e fantasia.

E está aí a chave para você conseguir entreter o seu filho; ele sente falta de brincar usando a imaginação. E há várias brincadeiras que você pode sugerir a ele neste momento.

Uma delas e a mais simples e usada é a plasticina. Que criança (e adulto também) não gosta de brincar com plasticina para modelar? Essa é uma brincadeira que você pode aproveitar para compartilhar com ele.

A plasticina vai desenvolver a coordenação motora do seu pequeno, já que várias vezes eles são muito melhores nos detalhes do que você.

Os conceitos matemáticos também podem ser estimulados com a comparação entre o tamanho das massas, mais curtas ou mais compridas, quantidade.

As crianças se beneficiam de ter muitas oportunidades de trabalhar com a plasticina.

Oportunidades para…

Espremer e amassar

vamos brincar de que-plasticina1

Faça um lote de massa incolor e deixe seus filhos apertarem e amassarem o corante alimentar por si mesmos (se você colocar a coloração no meio da massa e dobrá-la e começar a amassar, ela não deve manchar dedos demais). Ou tente amassar massa para pizzas ou fazer bolos.

Cutucando e beliscando

É ótimo para a força dos dedos. Ensinar seu filho a fazer potes de argila é uma maneira de incentivar uma ação de beliscar.

Rolando

Ensine seu filho a enrolar cobras a partir da modelagem com as mãos e, para achatar a massa com um rolo, encaixa os músculos da mão e do braço.

Rolar uma bola de massa envolve uma ação manual diferente e um tipo de controle.

Pressionar

Pizza alguém?

Nem sempre forneça ao seu filho ferramentas (como pinos e cortadores de biscoitos) para trabalhar.

É importante que as crianças também aprendam a usar as mãos para achatar e modelar, maximizando a oportunidade de ensaio para as habilidades de coordenação (e também permite uma resposta mais criativa com a massa).

Corte

Cortar rolos de massa de modelar com uma faca de plástico ou um par de tesouras seguras para crianças fornece outra maneira de praticar o uso dessas ferramentas diárias.

Mas lembre-se que ele também deve brincar sem compromisso algum, afinal de contas só vai aprender se ele quiser. E nada melhor do que ver seu filhote aprendendo sozinho e estimulando a criatividade e imaginação.

Estamparia

Carimbos de borracha não são apenas para tinta e papel. Para uma experiência diferente, por que não tentar estampar em massa, plasticina ou argila.

Construindo

Criar objetos com qualquer uma dessas mídias de modelagem envolve uma variedade de técnicas de construção e muitas oportunidades de planejamento, solução de problemas e perseverança de tarefas. Como vou fazer esse balanço? Como vou anexar essa perna? Isso não funcionou, o que mais eu posso tentar?

Imaginando

Além de ser ótimo para o desenvolvimento motor fino, há um potencial ilimitado para que jogos imaginativos sejam encontrados em uma bola de massa. Na época do Natal, coloque o seu filho fazendo e “abrindo” pequenos presentes de plasticina sob uma linda árvore de plasticina.

E já que estamos falando em diversão, que tal aprender a fazer você mesma a massinha que ele vai brincar? Assim é mais fácil chamar os amiguinhos dele para brincar.

Depois de pronta você pode colocar a cor que quiser nela. As instruções estão no vídeo abaixo. É só anotar o modo de preparo e se divertir.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO