Sair de casa e passar à tarde em uma biblioteca infelizmente não é mais um hábito muito comum. Hoje em dia com os acervos digitais e a internet que coloca o mundo em nossas mãos, cada vez menos as crianças e adolescentes reservam um tempo para ir à biblioteca e caminhar entre os livros e receber um vasto conhecimento proveniente deles.

Poucas pessoas se lembram que  os livros são os responsáveis pela formação cultural e da personalidade das crianças e adolescentes. É com eles que as crianças aprendem a ler, escrever e a formar opinião sobre os mais diversos assuntos. E quanto mais contato ela tiver com os livros, melhor será para a formação dela. Por isso mesmo que ir a biblioteca é um habito sadio e que deve ser encorajado e estimulado pelos pais.

Apesar de toda a informação que lhe é bombardeada diariamente, a biblioteca é justamente o local calmo onde você pode procurar o livro que mais lhe agrada ou levar o tempo que quiser para escolher algum. Outra facilidade é que você pode ler coleções inteiras sem gastar nada, já que as bibliotecas são na sua maioria pública.

E outra, nada substitui o prazer de ir até a biblioteca e estar naquele clima. E não só somente livros que você encontra na biblioteca, são mapas, revista, jornais e material multimídia. Pesquisas já revelaram que crianças que freqüentam a biblioteca tem um maior rendimento na escola.

Sabemos que é muito mais fácil fazer pesquisas pela internetmais de 45% da população brasileira deixou de frequentar a biblioteca. Esse é realmente um número significativo, por isso é bom sempre encorajar e levar as crianças até a biblioteca para que eles vejam tudo o que há de bom naquele espaço feito especialmente para o conhecimento.

E ao contrário da internet, a biblioteca é um espaço público e gratuito. Basta apenas a pessoa fazer um cadastro e pronto, pode ler quantos livros quiser sem pagar nada. E o melhor de tudo é que existe uma biblioteca em cada cidade, estado e país. Um prato cheio para quem gosta de literatura e conhecimento.

Nas cidades mais distantes que não possuem uma biblioteca local, é possível por vezes contar com uma biblioteca itinerante que visita periódicamente cada recanto isolado, onde nem sempre as pessoas têm acesso fácil a internet, revistas, jornais, e informação.

Incentive o seu filho também a conhecer a bilbioteca da sua cidade! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ