InícioBebêsVacinação | Esteja Atenta as Datas

Vacinação | Esteja Atenta as Datas

Publicado em

Você sabe muito bem que a vacinação correta é algo extremamente importante e que seu filho não pode de jeito nenhum ficar sem. Por isso mesmo é bom você saber de todas as novidades e curiosidades sobre o tema vacinação. A vacinação nada mais é do que uma ação que sensibiliza o sistema imunológico e que assim previne o surgimento de doenças que são causadas por vírus e bactérias específicas.

A ação de vacinar nada mais é do que injetar uma dose controlada do vírus para que o sistema imunológico o combata; assim ele grava a informação e caso ocorra  uma invasão da bactéria ou do vírus, o sistema imunológico desperta e produz rapidamente e em grandes quantidades os anticorpos necessários; impedindo que os vírus e as bactérias se estabeleçam no organismo.

Ou seja, você já deve ter percebido que as vacinas são os meios mais eficazes de proteger o seu filho e você de qualquer dano mais sério no futuro. As doenças que mais ameaçam seu filho são: poliomielite (paralisia infantil), tétano, difteria, coqueluche, febre amarela, sarampo, hepatite B, meningite e gripe. Para você ter uma ideia, a varíola foi eliminada graças a vacina, e o vírus da poliomielite silvestre não atinge mais nenhuma criança na grande maioria dos países..

O caso que você deve dar mais atenção é o da rubéola, já que se ela atacar uma mulher grávida que não tomou a vacina, as conseqüências sobre o feto podem ser trágicas e irreversíveis. Você precisa ficar alerta para estar sempre com a vacina em dia, já que ela protege indivíduos ainda não nascidos, além de você mesma. Até mesmo os homens devem tomar essa vacina, pois eles podem infectar alguma mulher.

Vacine o seu filho!
Vacine o seu filho!

E ao contrário do que você possa ouvir, as vacinas são totalmente seguras. Os efeitos colaterais são raríssimos, mas reações alérgicas podem acontecer, mas não são graves e nem devem evitar que você continue vacinando você e seu filho, mas como sempre costumo dizer é imprescindível que seu filho tenha um acompanhamento pediátrico. Você pode leca-lo a consulta no Posto de Saúde mais próximo, ou leva-lo ao pediatra do seu convênio médico, mas nunca deixe de realizar consultas periódicas! 🙂

Veja o calendário de vacinação em: Portal da Saude Brasil

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados