Boa parte das escolas opta pelo uso do uniforme escolar para as crianças e adolescentes. É um item prático tanto para os alunos quanto para você, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que as crianças sempre buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola se torna um desfile de moda ao invés de um local de estudos. Além disso,  usar uniforme evita situações constrangedoras como temos visto nos últimos dias na mídia, que é a escola exigir que a aluna volte para casa por estar usando roupas inadequadas ao local de estudo!

Utilizando o uniforme,  nem a escola tem do que reclamar e nem o aluno terá problemas em passar por constrangimentos!!!!

É por isso que as escolas estabelecem que os alunos devam se vestir da mesma maneira. Os uniformes escolares começaram a ser usados em 1890 nas escolas que formavam professores e gradativamente começaram a ser adotado em outras escolas até se tornar item essencial em qualquer estabelecimento de ensino tanto público quanto particular.

Infelizmente algumas escolas públicas já não exigem mais o uso do uniforme, antigamente era padrão toda escola particular ou pública o uso do uniforme era essencial, e ressaltamos que o uso de uniforme nunca ocasionou trauma em ninguém; ao contrário , os alunos tinham orgulho em exibir seu uniforme e dizer que faziam parte desta ou daquela escola, seja ela pública pu privada.

Os uniformes, além de padronizar os alunos ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é.

Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.

Além de tudo isso, o uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola para não haver distinção entre ricos e pobres. Todos estão lá para aprender, independente da classe social, todos são iguais e é isso que as crianças devem aprender.

Cada escola faz o modelo e tipo de uniforme que desejar. Umas escolhem saias para as meninas ou calça social para os rapazes. Mas o mais comum ainda é o uso de agasalhos, moletons, malhas, camisetas e tênis.

O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!

Imagens: Uniformes Adidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Paulo Ronaldo

O uso de uniforme na escola Sou contra, porque: Item 1: Estamos no Brasil o regime é democrático. Item 2: As crianças e os adolescentes devem aprender a conviver com as diferenças, independentemente de poder aquisitivo. Item 3: As pessoas tem o direito de escolha. Item 4: Usar a rouba que se quer é um direito que nos assiste. Item 5: O Artigo 5º da constituição reza sobre nossos direitos. Item 6: Nenhum de nós pode ser discriminado pelo uso de qualquer tipo de roupa. Item 7: Quem quer uniformizar são pessoas educadas na época da ditadura. Item 8: As… Ler mais »

Roberta

Muito bom se blog
Me ajudo muito em uma redação
que tive que fazer sobre
“Qual a importância de uma escola uniformizada”
Beijão

Isabel

Duvidas: a partir deste ano a escola de meus filhos trocaram o modelo de uniforme e estão exigindo que a partir do primeiro dia de aula(01/02/2011) todos estejam usando o novo uniforme. E quanto ao antigo? E quanto aos pais que tem mais de um filho e que passa as roupas de um para outro. A escola pode fazer esta exigência? E ainda apenas uma empresa está dentro da escola vendendo os uniformes, o correto não seria termos mais de uma opção para compra?

Tereza gabriela

eu adorei o seu blog vc esta de para bens bjs e tial tial.