Seja inverno ou verão há um pequeno ‘parasita’ que atinge todas as classes sociais, idades, etnias e sexos. Já sabe qual é este parasita? Se você imaginou piolhos e lêndeas, acertou. Mas apesar de poder aparecer em qualquer pessoa, são as crianças que mais sofrem com esses parasitas.  E não são os piolhos as maiores ameaças da criançada, mas sim as lêndeas que são dificeis de serem removidas. A maneira mais fácil de prevenir e eliminar boa parte delas é usar um pente fino de metal, que remove quase que 60% das lêndeas e evitam que elas se tornem os piolhos.

A lêndea é o ovo que mais tarde se transformará em piolho. Ela tem um período de encubação de oito dias e então nasce o piolho. Depois de nascer, dentro de mais oito dias ele começa a se reproduzir. Cada fêmea do piolho pode botar cerca de 200 ovos. Quando o piolho nasce, ele tem uma vida de mais ou menos 40 dias. A prevenção e a eliminação completa deles dependem de você saber o ciclo de vida.

Os piolhos adoram locais quentes e úmidos, mas ao contrário do que todo mundo pensa, o aparecimento dos piolhos não tem relação nenhuma com a falta de higiene. E o maior problema de se tratar os piolhos e as lêndeas é que assim como as bactérias, elas também são resistentes aos medicamentos. É por isso que novas fórmulas sempre são lançadas no mercado.

Por isso mesmo nada de tentar as soluções caseiras ou pesticidas para eliminar os piolhos do seu filho. Isso pode fazer com que, além de não desaparecer os piolhos, o seu pequeno ainda desenvolva sérias complicações e alergia no couro cabeludo.

E já que é quase que impossível evitar o contato entre as crianças nas escolas e em qualquer outro local, a prevenção para que o seu filho não se contamine vai ter que ser muito cuidadosa. Não deixe que ele compartilhe pentes, bonés, gorros etc. nada que vá ter contato direito com a cabeça e o cabelo dele, inclusive travesseiros e fronhas.

Caso ele se contamine, lave todos os objetos que ele usa em água fervendo para matar os piolhos e lêndeas que ficaram impregnados nos pentes ou qualquer outro objeto pessoal. Verifique também se outros membros da sua familia não estão infestados pelos piolhos, caso estejam é necessário uma mega operação para eliminação doas mesmos.

O primeiro sintoma dele se ele tiver com piolhos será alergia no couro cabeludo,  os piolhos se alimentam do sangue humano e ao picar a cabeça do seu filho eliminam através da saliva uma substancia que ocasiona o coceira; o local ao ser coçado inflama e pode se transformar em pequenas feridinhas.

As lêndeas parecem caspas, têm uma leve coloração esbranquiçada e   você pode perceber quando elas existem porque se manifestam tanto no couro cabeludo quanto nas sobrancelhas; os piolhos quando não são maduros são transparentes, e já na fase madura (com cerca de 20 ou 40 dias) já sugaram sangue suficiente para apresentar uma coloração castanha.

Hoje em dia já existem muitos produtos com os quais os cabelos e couro cabeludo podem ser lavados e que ajudam na eliminação dos piolhos e lêndeas. Após o ‘extermínio’ dos piolhos e lêndeas é aconselhável fazer uma verificação periódica na cabeça do seu filho para ver se o parasita não voltou a atacar.

Saiba mais em: Piolhos e Lêndeas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

21
Deixe um comentário

14 Comentários da discussão
7 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
19 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Samara Machado

NÃO CONSIGO ENCONTRAR O REMÉDIO CORRETO PARA DAR PARA MINHA PRIMA….

Manteiga Voadora

Olha as histórias de vcs podem ser até trágicas, mas olha só a minha. Descobri que estava com piolho 2 dias antes do meu aniversário de 13 anos. Quase 13 anos e eu aqui com piolho. Bom hoje dia 4 de julho um dia para eu completar 13 anos, fiz muitas coisas com meu cabelo. Passei vinagre morno na raiz toda, e meu pai compro um remédio oral lá, que são 2 comprimidos e tenho que tomar um hoje e outro 15 dias depois. E ele ainda comprou um remédio que vou passar hoje a noite pra ver se AMANHA… Ler mais »

Boa sorte! 🙂

sabrina hermelino

oiiie agr uma ótim solução pr tirar os piolhos ameii!!

emily

eu tenho muito piolho e não sei como tirar da minha cabeça

marta lima

oi emily
intao vc pode conbater os pilhos com os produtos:escabim,vinagre etc..
quando vc aplica vc vai colocar uma toca ouamarrar com um pano para sufoca-los
vc espera umas horas e pronto passa o pente fino e sua cabeça estara linpa novamente
mas faça isso 1 vez por semana ta

pamella

estou com a cabeça infestada por esses parasitas nao sei como peguei , mais eu uso aplique de cabelo queria saber que se mesmo eu passando o produto contra o piolho tendo aplique les morreram ?? bjs .

Pamela, provavelmente não, o ideal é que voce retire o aplique.