Tudo sobre o Quebra-Cabeça - Puzzle

Os quebra-cabeças ou puzzles são mundialmente conhecidos e fazem a diversão de todas as pessoas e crianças. É um excelente jogo de tabuleiro que estimula a memorização e desafia os participantes a só desistirem quando o jogo estiver completado, afinal não há nada mais gratificante do que ver todas as peças  juntas e a imagem do quebra-cabeça finalmente formada.

A invenção desse jogo de peças chamado de puzzle (em inglês) ou quebra-cabeça foi atribuída a John Spilsbury, em 1760. Ele era um cartógrafo que um dia teve a ideia de recortar mapas que representavam diversos países do mundo e vendê-los como meio lúdico de ensinar cartografia para as crianças.

Ele cortava as peças com uma serra chamada de jigsaw; daqui que se originou o nome puzzle jigsaw. A palavra puzzle em inglês realmente significa enigma ou quebra-cabeça, e jigsaw era o formato diferente que as peças eram cortadas para se encaixar depois.

O jogo de quebra-cabeça é muito utilizado e recomendado para as crianças e os adultos, já que desenvolve as habilidades motoras, visuais e sociais. Ou seja, o quebra-cabeça não é um mero jogo divertido, ele é uma excelente fonte para treinar as habilidades e desenvolver a mente das crianças.

Puzzle do Pai Natal
Puzzle do Pai Natal

O quebra-cabeça ajuda a desenvolver a capacidade de concentração das crianças já que exige que ele pense para poder encaixar as peças umas as outras para que fiquem correctas e assim formem o desenho descrito na caixa. Alguns psicólogos ainda afirmam que o brinquedo auxilia no processo de amadurecimento e a resolução das questões de cunho psicológico. Tudo isso aliado a diversão do jogo.

Conforme a criança for evoluindo e tendo facilidade em montar o quebra-cabeça, você pode aumentar a dificuldade e elevar o nível de cada jogo para que ele seja mais estimulado e possa continuar o processo de aprendizagem de forma satisfatória e plena.

O puzzle é uma fonte de enriquecimento e de conservação da memória muito usado em todas as fases da vida, seja na fase da infância com o estimulo do cérebro, seja na fase adulta para conservar a memória ou na fase do envelhecimento para que o cérebro retome as funções básicas e não fique parado.

O melhor do quebra-cabeça, é que você e seu filho começam a se unir ainda mais; é diversão garantida vocês sentarem no chão e começarem a desvendar os desafios do quebra-cabeça. Você verá como a evolução pode ser de ambos.

Outro fato positivo é que existem quebra-cabeças de quase todos os tipos: de paisagens, animais, mapas, palavras; os feitos de madeira, papelão e plástico; do que você imaginar e quiser. Atente para a idade do quebra-cabeça e o nível; comece sempre pelo mais fácil e vá aumentando a dificuldade. Na questão do tipo, deixe que a criança escolha aquele que mais lhe atrai para assim ele ter mais curiosidade para desvendar os mistérios do jogo.

Post Relacionado: Jogo para Crianças | Mastermind

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de