As células estaminais são conhecidas também pelo nome de células tronco ou células mãe. Estas células têm o poder de se dividir e dar origem a células semelhantes às progenitoras; que deram origem a sua vida.

Essas células são de origem embrionária e podem se transformar em qualquer tecido do corpo humano, como ossos, nervos, músculos e até mesmo sangue. É por isso que se ouve tanto falar da importância dessas células, já que são particularmente usadas para terapias e no combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e traumas na medula espinhal, entre outros.

O principal uso das células ainda é a pesquisa para a recuperação dos tecidos danificados pelas doenças e traumas. Essas células-tronco são encontradas em vários locais, mas a principal fonte ainda é o cordão umbilical. Mas podem ser retiradas da medula óssea, sangue, placenta ou liquido amniótico.

Uma das opções para você obter as células-tronco é guardando o sangue do cordão umbilical após o nascimento do seu bebê. Algumas empresas já oferecem esse serviço de retirada e armazenagem mediante o pagamento de uma taxa. É importante que você guarde este sangue, caso, mais tarde, o seu filho adoeça por algum motivo e você precise fazer uso das células-tronco.

Elas também são usadas no tratamento de doenças como leucemia, perturbações genéticas ou de imunidade. Como elas têm que ser específicas para o tipo sanguíneo dele, a melhor forma de prevenir uma procura por essas células e já guardar o cordão umbilical dele.

Isso não quer dizer de maneira alguma que seu filho terá algum problema. É apenas uma prevenção, já que como você bem sabe a luta por encontrar uma cura para doenças graves é grande e por vezes lenta. Ter em mãos esse tipo de benefício é tranquilizador, já que essas células já são 100% compatíveis com o seu bebê e ele não sofrerá risco de rejeição ou até mesmo de não encontrar uma cura para a doença.

E os benefícios de você preservar o cordão umbilical dele são vários, já que não é somente ele que poderá usufruir dessas células-tronco. Você, seu marido e seus outros filhos também podem fazer uso delas, já que as informações genéticas da família são quase as mesmas.

As células-tronco podem se classificar de acordo com o tipo de células que podem gerar:

– Totipotentes: podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
– Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos;
– Multipotentes: podem produzir células de várias linhagens;
– Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem;
– Unipotentes: produzem somente um único tipo celular maduro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de