A doença celíaca é uma condição física  crônica que afeta o intestino delgado da pessoa. As pessoas com a doença celíaca têm intolerância ao glúten, uma proteína muito encontrada no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. As pessoas que têm a doença celíaca não podem consumir nada que contenha glúten, sendo necessário uma dieta especial e atenta. A doença celíaca pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade e começa a partir do momento em que o glúten é introduzido na alimentação diária.

Os sintomas de quem tem doença celíaca e consomem glúten são:

– Diarréia crônica ou prisão de ventre

– Inchaço, flatulência, irritabilidade e ganho de peso.

Quem tem doença celíaca pode ainda apresentar danos ou atraso no crescimento e anemia, além de osteoporose e anomalias no fígado. Podem ainda ter uma doença de pele chamada de dermatite herpetiforme, que trás erupções na pele que coçam. Mas, apesar de todos esses sintomas, há casos em que a pessoa não apresenta nenhum sintoma da doença celíaca.

É por isso mesmo que a doença celíaca pode demorar anos para ser diagnosticada. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue específicos e que são pedidos pelo médico quando se há suspeita de que a pessoa tenha a doença celíaca. O resultado só é realmente obtido com um exame chamado de endoscopia com biopsia onde é retirado um pedaço do intestino delgado através de uma sonda que é inserida na boca e que chega até o intestino delgado.

Depois de feito o diagnostico e de se confirmado a doença celíaca, o tratamento consiste em  fazer uma dieta alimentar que restrinja o uso de alimentos que contenham glúten. Hoje já existe no mercado uma série de produtos livre dessa substância e que podem ser consumidos sem medo.

Depois de eliminar o glúten da dieta, a cura para a doença celíaca é direta e total, não tendo nenhum efeito colateral se a pessoa seguir a risca a dieta e só consumir produtos que não tenham glúten. Cuidado com os alimentos e medicamentos, já que alguns contêm essa substância; sempre avise ao médico sobre a doença celíaca.

Os pacientes que tenham a doença celíaca devem fazer acompanhamento com nutricionista e com o médico a fim de verificar o restabelecimento da saúde. Depois de começado a dieta, a parede do intestino delgado volta ao normal dentro de 12 meses.

Há um grupo de pessoas que tem maiores chances de ter a doença celíaca, elas são as portadores do diabetes tipo 1, doenças da tireóide, síndrome de Turner e Willians ou pessoas que tenham algum caso de doença celíaca na família. Essas pessoas devem tomar mais cuidados mais especificos e ter um acompanhamento médico mais frequente que os demais portadores da Doença Celíaca.

Saiba mais em: – Associação dos Celíacos do Brasil

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
ANDRIELLE

Bom queria tira uma duvida !!! tive celiaca quando bebe com 1 ano mais ou menos.Tenho 20 anos naun me preucupa mais com isso naun me faz mal nada apenas perdi o gosto pelo pã macarrã e ovo saõ coisas q naun gosto de comer mas tenho medo q volte mas pra frente pois um doutor me falou q com 27 por ai poderia aparecer algus sintomas era pra mim ter feito uma biobis com 12 mas minha mae naun se preocupo pois eu tava super bem ela achava q se mechece poderia voltar denovo Bom to bem só tenho… Ler mais »