Chegou a hora de batizar o seu bebê. Já demos aqui no Big Mãe algumas dicas sobre batizado , são itens importantes para que corra tudo bem neste dia; mas sempre é bom rever alguns pontos. Neste momento tantas dúvidas surgem como qual roupa colocar nele ou que lembrançinha dar; como escolher os padrinhos. Montamos um pequeno guia para você ter algumas ideias do que fazer neste dia tão especial.

O batismo é o ato de conceder a graça de Deus no coração e libertar de todos os pecados. É a apresentação da criança à vida cristã e religiosa! É uma celebração que comove a todos já que naquele momento o seu filho recebe o primeiro sacramento.

Para a cerimônia você e seu marido têm que pensar na escolha do padrinho e da madrinha, decidir em qual paróquia será realizado, ver se vocês irão querer uma cerimônia individual ou coletiva, verificar a data e o local onde será realizado o curso para padrinhos, comprar a roupinha que deve ser branca, fazer os convites, comprar as lembrancinhas, organizar a comemoração após o batismo e providenciar alguém para filmar e fotografar.


É uma lista grande de afazeres, por isso é bom você começar bem antes da data que tem em mente para o batizado. Os padrinhos devem estar cientes da responsabilidade deles e necessariamente serem da mesma religião que a sua. É sempre bom você visitar a igreja para ver o local e consultar os horários da cerimônia e se ainda é possível ter uma cerimônia individual ou coletiva.

Os padrinhos devem necessariamente fazer um curso onde eles serão orientados sobre a importância do batismo e o que significa ser padrinho para a vida de uma criança.

Já a roupinha usada pelo seu bebê no dia deve ser branca já que esta cor simboliza a pureza e é sinal de uma nova vida que começa. O mais convencional ainda é o mandrião, que é um longo vestido branco, e que pode ser usado por meninos e meninas. Se você não quiser necessariamente a cor branca, procure alguma peça que tenha a cor mais clara possível.

Com relação ao convite uma boa dica é que você pode fazê-lo você mesma. Use cores claras como o azul, amarela ou rosa e coloque no fundo alguma imagem como a foto do seu bebê ou algo ligado ao batismo.

As lembrancinhas podem ser desde caixinhas com a foto do seu pequeno na parte de cima e um terço dentro, quanto um pequeno porta-recado no formato de um anjinho ajoelhado com as mãos juntinhas. Nesta etapa é só você usar a imaginação.

Se você realizar a cerimônia de manhã, pode oferecer um almoço com dois tipos de carne, arroz, verdura, bebidas e sobremesas. Se for realizado a tarde, o mais recomendado é que você sirva um chá com bolachas, pães e bolos variados além de café e outras bebidas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

48
Deixe um comentário

27 Comentários da discussão
21 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
28 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Paula carolina

Ola!!
Minha filha sera batizada agora bem px. Irei oferecer um almoço e farei uma mesa decorada com bolo e lembrancinhas….
Minha duvida é: em q momento corto o bolo e se falo algo…. ou….
Queria q me dessem uma ajuda p este momento!!

Olá Paula 🙂 O bolo geralmente é cortado ao final do almoço, um pouco antes do término do evento; já que em sendo batizado e para não cansar a criança não convém que vcs prolonguem por muitas horas. Quem é mamãe e já passou por isso compreenderá perfeitamente. Você e/ou o pai da criança poderão dizer algo sobre o que sentem nesse momento acerca da importância do batizado e tb poderão dizer algo sobre a escolha carinhosa que fizeram pelos padrinhos 🙂 Acho que fica simpático. Mas caso nao se sintam a vontade nao ha necessidade de dizer nada, já… Ler mais »

rosa

oi vou ser madrinha de batismo fis o curso mais esquesi as perguntas q o padre. vai fazer o que tenho respodo. fis o curso a 9 meses

Olá Rosa, quem sabe se vc procurar a paróquia em que fez o curso eles possam lhe fornecer um guia, ou até mesmo terem algo que vc possa ler ou estudar novamente as perguntas. 🙂

Eliane

Uma criança pode ser batizada em mais de uma religião e com padrinhos diferentes? O que pais que fazem isso estão fazendo?

Eliane, poder, pode, já que a mãe pode ser católica e o pai de outra religião, e juntos se calhar chegam a um acordo do gênero, vamos batiza-lo nas duas religiões e ele qdo estiver maior segue o que desejar. Mas eu sinceramente não vejo muito sentido nisso. Talvez o único sentido fosse esse de contentar ambas as famílias e não haver problemas qto a isso, já que conheço por exemplo mtos católicos casados com judeus. Mas sinceramente batizar em duas religiões eu pessoalmente nunca presenciei. Quanto a orientação religiosa que vão dar a criança durante a sua vida isso… Ler mais »

jessica silva

oii gostaria muito de saber por favor… vou ser madrinha queria sabe se os padrinhos precisam assinar pois sofro de fobia social é uma doença que deixa as mãos tremer muito na frente das pessoas me mande um aresosta o mais breve possivel pois o batizado sera domingo agora dia 29/09/2013….muito obrigada…

leticia

olá, tenho 13 anos de idade e faço catequese a 4 anos e agora irei batizar e fazer primeira comunhão e eu queria saber o que preciso estudar para correr tudo bem?, eu estou muito nervosa e apreensiva meus padrinhos é casada na igreja católica e eu tbm frequento por favor me ajude para mim não passar vergonha na frente de todos por favor eu peço para alguém me responder .

obrigada mesmo.