truques bebê dormir

A hora de dormir nunca é fácil. Quando ainda são novinhos não existe muitos mistérios. Mas é essencial que você aprenda alguns truques para o bebê dormir quando ficar mais velho. E quando atingem certa idade, geralmente a partir dos 5 anos, já começam a fazer manha. Não querem deitar cedo ou acabam querendo ir para a cama dos pais.

Mas nem tudo está perdido. Existem diversas estratégias para fazer o bebê dormir que vão tornar o seu dia – ou melhor, a noite – mais fácil do que você possa imaginar.

Dicas para o bebê dormir bem

dicas para bebê dormir

Anote aí para começar a praticar já essas dicas com o seu bebê ou criança. O que importa é que eles consigam ir para a cama rápido e você possa descansar ao fim do dia:

1. Balançar é uma boa dica para o bebê dormir bem, seja no carro, cadeira de balanço ou até mesmo em uma rede. Quando começar a praticar, irá perceber que todo e qualquer movimento faz com que as crianças fiquem sonolentas e peguem mais rápido no sono. Mas tome cuidado para isso não se tornar um hábito negativo! Há pais que, em momentos de desespero (geralmente quando as crianças estão enjoadinhas ou doentes) que as levam para uma volta de carro, para que elas peguem no sono.

2. Banhos também são bons aliados na hora do sono, pois relaxam, deixam o bebê sonolento e pronto para a cama. Portanto, uma dica para o bebê dormir bem e rápido é coordenar a hora do banho com a de ir para a cama. Muitas mamães relatam que este efeito é quase que imediato.

3. Brinquedos e Ursinhos ou até mesmo aquela famosa “naninha” são objetos de transição, companhia e podem ajudar as crianças  a se acalmar, entre a brincadeira e o sono. A ideia é que o bebê ou a criança passe a associar um determinado brinquedo ou objeto a hora de dormir. Especialistas revelam que esta técnica ajuda, inclusive, a desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças, uma vez que elas também precisam “fazer” o brinquedo dormir.

4. Histórias e Canções de ninar são dicas para o bebê dormir da época da vovó.  E não é atoa que elas são consideradas inclusive por especialistas, por ser uma excelente estratégia. Comece por cantar uma determinada música ou estilo musical para que ele possa associar o ritmo com o momento de descanso. Com o passar dos anos, introduza as histórias. Primeiro leia para a criança e depois peça que ela faça o mesmo. Assim, além de relaxar, ela também aprende.

5. Bebidas Quentes são um dos truques para o bebê dormir que você deve considerar. Chás Naturais como o de Camomila; leite – de vaca ou vegetal – ou qualquer outra bebida da sua preferência. A atenção aqui é para a forma com que adoça a bebida. Sem exageros! Mas a preferência é que não utilize. Assim a criança também cria bons hábitos alimentares.

6. Luz Baixa é o ideal para as crianças que possuem algum medo de dormir e acabam por recorrer ao quarto dos pais. Mas lembre-se que este não deve ser um hábito, pois pode prejudicar a qualidade do sono e até mesmo a saúde dos olhos. Utilize deste truque para o bebê ou criança dormir, apenas em último caso. Aos poucos, vá reduzindo a intensidade da luz, assim como afastando-a do quarto.

Veja também: Qual o segredo para fazer o bebê dormir a noite toda?

Hábitos para praticar e fazer com que o bebê durma bem

hábitos para bebê dormir

Existem sim bons hábitos para o bebê dormir que podem auxiliar nesta tarefa e até mesmo serem complementares às dicas e truques que foram ensinados. O primeiro deles é com relação aos horários. Estabeleça uma rotina na vida do seu bebê para que ele possa aprender qual é o momento de brincar, comer, tomar banho e até mesmo dormir.

A qualidade da alimentação também é essencial e muito importante para a saúde do bebê e da criança. Respeitar os intervalos entre as refeições, equilibrar os alimentos para uma rotina saudável e manter um espaço entre a última refeição e a hora de dormir. Assim evita que a criança durma e acorde com fome ou então tenha dificuldades, pois comeu e não fez a digestão.

Importante destacar que nos primeiros meses de vida e até que seja introduzida a alimentação, o ideal e recomendado pela maioria dos especialistas da área é o leite bem próximo do horário de ir para a cama.

Com certeza estas dicas e truques para o bebê dormir, aliado ao hábito saudável vai fazer com que as noites na sua casa sejam ainda melhores e mais tranquilas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Matéria muito elucidativa. Muito obrigada porque me ajudou bastante.
    Mas ainda tenho a seguinte questão: a minha bebe tem 18 meses e tenho notado que ultimamente quando chora fica muito irritada e arranha forte a pessoa que a estiver carregando. Nao sei o que fazer.

Comments are closed.