Top 10 atividades sensoriais para o seu recém-nascido

Top 10 atividades sensoriais para o seu recém-nascido

O seu recém nascido

Como uma nova mãe/pai, o primeiro mês pode tornar-se um pouco nublado. Assumir o papel de um mãe/pai leva tempo. Aqui estão algumas coisas que seu recém-nascido fará no primeiro mês:

  • Dorme, dorme e dorme mais. Os recém-nascidos podem dormir até 15 ou 16 horas por dia.
  • Seu recém-nascido nasce com muitos reflexos de sobrevivência. À medida que amadurecem, esses reflexos do recém-nascido são substituídos por outros mais propositados. Exemplos de poucos reflexos de sobrevivência incluem:
    • Um reflexo de sugar e engolir que o ajuda a alimentar-se,
    • Quando damos a mão ao bebe este gesto permite ao seu filho apertar o dedo que você o coloca na sua mão.

reflexo partar a mao

  • Eles têm pouca força no pescoço e não conseguem sustentar a cabeça enquanto estão em pé.
  • Seu recém-nascido pode ver até 8 a 12 centímetros de distância e gosta de olhar para rostos humanos.
  • Eles também gostam de olhar para objetos de alto contraste.
  • Seu recém-nascido é capaz de reconhecer vozes familiares.
  • Eles choram para se comunicar.

Actividades estimulam a Vida Sensorial

O ciclo interminável de alimentação, troca de fraldas e sono pode se esgotar rapidamente. Mas quando seu filho estiver disponível para atividades, não salte esse assunto. Aproveite ao máximo esse tempo. Assim ajudará a garantir um desenvolvimento saudável tanto mental quanto fisicamente.

Aqui estão as 10 melhores atividades para o primeiro mês da vida do seu bebe.

1. De barriga para baixo

1horadebarriga

Esta é uma atividade importante para o seu bebe. Ajuda a construir coordenação e fortalece o pescoço, ombros, braços e tronco do bebe. Esses músculos ajudam com as habilidades motoras, como rolar, gatinhar, puxar para cima e sentar.

2. Tempo face a face

Pesquisas identificaram que os bebes mostraram preferência por olhar para rostos humanos.
Eles gostam de olhar para os olhos abertos e rostos sorridentes. Então aproveite o tempo para olhar para o seu bebe, sorria para o seu bebe. Faça rostos e ruídos engraçados. Seja criativo e siga seus pequenos sinais para o que eles gostam.

3. Deite-o de costas

deite-o de costas

Você pode acariciar seu recém-nascido e ver aquele lindo vínculo crescer entre vocês dois.
Há muitos benefícios em segurar e acariciar o seu bebe. Ajuda a impulsionar o desenvolvimento físico e psicológico saudável. Os bebes que recebem carinho frequente tendem a dormir melhor e a controlar o stress mais facilmente.
Certifique-se de que seu parceiro participe da acção de carinho para ajudá-lo a desenvolver um vínculo.

4. Cantando para o seu recém-nascido

Estes incluem rimas ou canções que você faz em movimento. Inclua-os enquanto está a fazer carinhos, andar, trocar a fralda ou a dar-lhes um banho. Cantar pode ser usado para acalmar, entreter e criar esse vínculo especial.

5. Conversando com seu recém-nascido

conversar com o bebe

Isso estabelece as bases para o desenvolvimento da linguagem. Não importa o que você diz apenas que você fala com eles de uma forma clara e concisa. O que dizer?
Você pode narrar seu processo de culinária na cozinha, ou descrever tudo o que está ao seu redor quando você os levar para passear.
Sinta-se à vontade para também usar a voz alta que os recém-nascidos são atraídos. Apenas certifique-se de não pronunciar mal as palavras para evitar dificuldades de fala no futuro.

6. Massagem
Esta é uma atividade incrível que tem uma ampla gama de benefícios. A pesquisa mais recente mostra que a massagem infantil ajuda no desenvolvimento do vínculo entre pais e filhos. Assim como os adultos, também ajuda a relaxar e dormir melhor. Massajar estimula o desenvolvimento de seus principais sistemas. Esses incluem o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema de eliminação e o sistema imunológico. Também ajuda no alívio da dor. Aqui está um vídeo que lista os benefícios da massagem infantil.

7. Deite-o de costas

deite-o de costasBrincar com o bebe enquanto eles estão de costas também é importante. Os recém-nascidos não têm noção do que são seus braços e pernas. Ao deitá-lo de costas, ele terá a oportunidade de explorar as mãos e os pés. Isso ajuda na coordenação das mãos dos olhos e dos pés. Você pode incentivar o interesse dele jogando jogos com os braços e os pés.

Por exemplo:

  • jogando “este porquinho” e contando os dedos dos pés.
  • Para as mãos, você pode cantar uma música de dedo como “Tommy Thumb” e massajar cada dedo enquanto canta.

Basicamente, qualquer jogo ou música que inclua mover seus braços e pernas será suficiente.

8. Movimento

Dê oportunidade ao recém-nascido para ser movido em diferentes direções. Isso pode ser feito de muitas e diferente maneiras. Você pode balançar ou levantar seu bebe (para cima, para baixo, de um lado para o outro). Você pode:

  • Mova seu bebe rápido e devagar. Certifique-se de parar a cada minuto para que o corpo dele registe os movimentos.
  • Certifique-se também de que seu bebe não esteja a ser estimulado de mais.
  • Você pode transportar seu bebe num pano, sling ou em um portador de bebe (certifique-se de usar o suporte apropriado para a cabeça). O movimento ajuda no desenvolvimento do sistema vestibular, que é responsável pela consciência do nosso corpo no espaço.

9. Andar em forma de bicicleta

Esta atividade envolve deitar o bebe de costas e mover as pernas do bebe em um movimento de bicicleta. Ele ajuda a aliviar os gases e tonificar os músculos para se preparar para a gatinhar e andar.

10. Dar um passeio no exterior

Esta é uma ótima atividade que traz muitos benefícios para você e para o seu bebe e também é ótimo porque apanham a tão importante vitamina D no primeiro ano do bebe. Seu bebe vai ter oportunidade para estimular os outros sentidos com ver, ouvir e sentir o vento no seu rosto.

Lembre-se: Cada bebe se desenvolve ao seu próprio ritmo. Se o seu filho não está preparado ou não está interessado na altura em que experimentar estas atividades, volte a tentar umas semanas mais tarde.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO