InícioFilhos e FilhasTatuagem e Adolescentes

Tatuagem e Adolescentes

Publicado em

Assim como o piercing, a tatuagem também é moda entre os adolescentes, e é claro que o seu filho já deve ter sonhado com uma, visto os amigos fazerem e tudo mais. Nessa hora, permitir ou não que ele faça uma tatuagem deve ser critério seu, já que a moda passa, mas a tatuagem fica marcada na pele para sempre. E se ele se arrepender depois, como ficará a situação? São todos esses pontos que devem ser pensados e discutidos quando ele fizer o pedido.

A tatuagem, diferente do piercing é uma modificação corporal quase que definitiva. Depois de feita, para ser removida é preciso de várias sessões com o dermatologista e aplicação de laser. Mesmo com tudo isso ainda fica uma marca ou cicatriz que dura para sempre.

Tatuagem é para toda a vida, não tem volta. Essa é a primeira explicação e motivo que você tem que ensinar o seu filho. Não tem volta e não há como ele se arrepender. Se ficar arrependido terá que conviver com o erro pro resto da vida.

Sem contar no fato que ainda há muito preconceito em relação à tatuagem. Na hora de arrumar emprego, alguns empregadores não selecionam candidatos com tatuagens. Mesmo que escondida, a tatuagem pode resultar em preconceito já que, às vezes está ligada com pessoas irresponsáveis ou usuárias de drogas. Um tabu ainda não quebrado na sociedade, mas que ele precisa saber para colocar na balança dos prós e contras da tatuagem.

A tatuagem, assim como o piercing trás também riscos para a saúde. Se feito em locais sem higiene, o seu filho pode ficar exposto a doenças como hepatite e até mesmo AIDS. Sem falar no risco de infecção ou de arrependimento por um desenho mau-feito.

Se ele for muito jovem, peça que ele pense bem antes de decidir se realmente quer fazer a tatuagem. Talvez seja apenas modismo dos colegas, ou algo que ele fará sob pressão e não porque realmente ele quer fazer.

Muitos jovens resolvem fazer tatuagem pressionados pelos amigos ou pelo fato de ser moda e se arrependem depois. Peça para ele pensar bem no que quer fazer. Antes dos 16 anos ele não pode fazer sem a sua autorização, mas tome cuidado que há estúdios que fazem mesmo assim e talvez ele esteja em risco. Faça um acordo com ele para que ele pense bem, converse com pessoas que fizeram e se arrependeram do que fizeram e tiveram complicações.

Mostre todos os lados para ele e diga que quando tiver certeza do que quer, você pode até autorizar. Mas ele tem que estar ciente das consequências do que ele vai fazer e principalmente que é algo para a toda vida, sem volta.
Se for modismo, certamente ele irá desistir. Agora se ele quiser mesmo fazer não há como você proibir, já que é melhor autorizar e procurar por um estúdio em que o tatuador seja de confiança do que ele fazer escondido em um local sem higiene e acabar com complicações mais sérias.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados