tabelinha

A Tabelinha é um dos mais antigos métodos para determinar o período fértil de uma mulher. Ele pode ser utilizando, tanto como método contraceptivo natural, quanto método para engravidar. Ao conhecer o seu corpo e fases pelas quais ele transita é possível interromper (ou não) o ato sexual durante aquele período.

Vale ressaltar que este método depende muito se a mulher possui o seu ciclo menstrual regular. Pois, em geral – mas não regra – toda mulher possui um período de 5 a 10 dias de fertilidade. O que não significa que pode ser mais ou menos. Para aquelas que tentam engravidar, este método tende a ser mais eficaz. Ao contrário daquelas que estão a tentar prevenir a gravidez, pois depende da observação do corpo, assim como a regularidade dos hormônios.

Além disto, pequenas mudanças podem interferir no organismo, tal como a associação com outros medicamentos, o estado de saúde (uma gripe também pode interferir), assim como o emocional, que muitas vezes provoca alterações. Ainda assim é uma opção que pode ser associada a outros métodos contraceptivos naturais, para aquelas mulheres que não podem ou não querem utilizar das técnicas hormonais, como a pílula. Mas atenção, este método não previne doenças sexualmente transmissíveis.

Como fazer a Tabelinha

tabelinha para engravidar

Cada mulher possui um ciclo menstrual diferente. Portanto, para você construir a sua própria tabelinha é preciso disciplina e um calendário para deixar tudo anotado. Caso prefira, também existem diversos aplicativos e calculadoras para que você acompanhe quais são os dias mais férteis do seu ciclo.

1. Quantos dias tem o ciclo

Caso não tenha certeza, recomendamos que você aguarde e observe quantos dias tem o seu ciclo menstrual. Para mostar a sua tabelinha você precisará determinar se são de 28 dias, 30 dias ou 35, por exemplo. Caso não seja regular, faça uma média (exemplo: primeiro mês 28, segundo 29, terceiro 30 – média = (28+29+30) ÷ 3 = 29).

2. Determinar o período fértil

Agora para conseguir encontrar qual é o dia mais fértil do seu ciclo, divida este número por 2. Por exemplo, para aquelas mulheres que possuem o ciclo de 28 dias, o dia mais fértil é o 14º. Para aquelas com 29 dias de ciclo, será o 15º dia. É mais ou menos a meio do ciclo que acontece a ovulação.

Se você deseja engravidar este será o dia com maior probabilidade. Porém, não se desespere! O Método da Tabelinha não é uma ciência exata. Já para as mulheres que não desejam engravidar, reserve o período de 4 dias antes e depois para abstinência sexual. Mas lembre-se, este método não é 100% seguro.

Vantagens e desvantagens da Tabelinha

tabelinha para não engravidar

A principal vantagem deste método é no quesito biológico: por ser 100% natural, não há contraindicações ou efeitos colaterais. Também não interferem no processo natural de produção hormonal da mulher. São indicados para aquelas mulheres que não podem ou não se adaptam aos métodos contraceptivos hormonais. É indicado e ainda muito utilizado pelas mulheres que desejam engravidar.

Mas também existem as desvantagens, a começar pelo fato de que exige da mulher certa disciplina para perceber qual o seu período fértil. Exige abstinência sexual quando não se deseja engravidar ou utilizar quaisquer outros recursos, como por exemplo os métodos contraceptivos de barreira. E como já dito anteriormente, não protege das DST’s.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO