Ansiedade Depressão e insónia

A depressão, os distúrbios da ansiedade e a insônia são problemas comuns em grande parte da população mundial, afetando homens e mulheres das mais diversas faixas etárias.

Muitos fatores podem desencadear a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono, dentre os quais podemos citar o cotidiano estressante, problemas familiares, perdas financeiras, perda de um ente querido, término de um relacionamento, ingestão de alguns medicamentos, etc.

O sono reparador ajuda-nos a recuperar energias para enfrentarmos o nosso dia a dia, e consequentemente ajuda-nos a restabelecer o equilibrio físico e emocional. Uma noite mal dormida, um sono de má qualidade ocasionará irritabilidade, perdas cognitivas como a diminuição da percepção, diminuição da atenção, perda de memória, falta de concentração, cansaço diurno e mal funcionamento do organismo como um todo, afetando inclusive a parte hormonal.

Depressão - Insónia e Ansiedade
Depressão – Insónia e Ansiedade

Muitas pessoas recorrem a diversos tipos de medicamentos, muitos deles infelizmente com receitas controladas, o que pode levar a dependência física e psíquica, para além de ocasionar diversos efeitos secundários.

Antes de iniciar a ingestão destes remédios controlados a sugestão é optar por um suplemento alimentar que poderá a manter o bem-estar geral e contribuir para um sono de qualidade, permitindo um sono reparador.

Suplementos alimentares que contenham camomila, valeriana, passiflora, magnésio e cálcio são os ideais para serem inseridos em seu dia a dia, bastando apenas 1 comprimido por dia.

A Camomila é conhecida por suas propriedades sedativas suaves e auxiliar no alívio de problemas no aparelho digestivo.

A Valeriana proporciona um sono natural, com qualidade, sem criar dependência.

A Passi Flora é planta medicinal com ação relaxante e antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensoras e sedativas.

O Magnésio é importante para o sistema nervoso, batimento cardíaco, sistema imunitário e saúde óssea.

O Cálcio é benéfico para a contração muscular e secreção de hormonas.

Hábitos saudáveis que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida e combater a insônia, a depressão e a ansiedade:

  • Tenha um horário regular para dormir

Defina um horário fixo para dormir e para acordar diariamente (incluindo fins de semana). Tente fazer disso uma rotina diária, assim seu corpo consegue se programar para funcionar num ritmo constante.

  • Obrigação

Se você se preocupa em não conseguir dormir, você provavelmente não irá. Tente mentalizar de que você apenas deitou-se para relaxar, dirija seu pensamento para algo que transmita boas sensações e relaxe.

  • Insônia fora da cama

Se estiver com insônia, levante-se da cama e comece a ler um livro, faça algo diferente e só volte para a cama quando o sono chegar. Ficar rolando na cama só fará a ansiedade aumentar.

  • Estresse antes de dormir

Evite antes de dormir assistir programas violentos, filmes de ação e/ou terror, ou algo que estimule a agitação. Evite também leituras de jornais com más notícias, ou até mesmo a leitura de um livro de suspense ou que o deixe em estado de alerta.

  • Quarto recanto de paz

Mantenha seu quarto limpo, livre de poeiras, arejado e arrumado. Na hora de dormir mantenha o quarto tão escuro quanto possível. Evite manter no quarto aparelhos eletrônicos como televisão, computadores, etc.

Tente fazer do seu quarto o seu recanto de paz. Coloque uma poltrona confortável num canto do quarto, com uma luz indireta. Antes de dormir, sente-se na poltrona, faça uma oração ou concentre-se em coisas positivas. Esqueça as preocupações do dia. O quarto é o lugar para dormir por isso nada de receber amigas, sentar-se na cama com roupas que usou no trabalho, nada disso. O seu quarto é a sua intimidade e portanto deve ser preservado.

  • Cama X Problemas

Não leve para cama seus problemas, não discuta com seu parceiro na cama, não faça contas na cama, não pense na sua conta bancária, apenas relaxe. Não faça planos para o dia seguinte quando estiver na cama.

  • Travesseiros e Colchão

O colchão e o travesseiro são itens importantes no que diz respeito a ter um sono reparador. Invista num colchão adequado ao seu peso e altura e num travesseiro ortopédico.

  • Temperatura ambiente

Se sentir frio levante-se e coloque mais um cobertor, se sentir calor retire uma coberta ou durma com uma roupa mais fresquinha. Alterações de temperatura poderão inibir a chegada do sono. Portanto as suas roupas de dormir e as roupas de cama devem ser adequadas ao clima do local onde você mora e a estação do ano.

  • Ao deitar-se

Escolha uma posição confortável, relaxe e pense que cada ponto do seu corpo está se preparando para descansar. Comece por pensar no dedão do seu pé e sinta-o relaxado, a seguir o tornozelo, o joelho, a coxa e assim por diante, até que se sinta totalmente relaxada.

  • Observe as possíveis causas

Tente descobrir quais as possíveis causas para que você se encontre estressada, cansada, sem ânimo, deprimida, etc. Veja se há algo que você possa fazer para alterar o seu estado atual. O que você pode fazer por você?
O que pode fazer para se auto-ajudar a ter um sono melhor?

  • Tome sol

Tome sol sempre que possível, escolha horários onde o sol está ameno. O sol ajuda a regular o ciclo orgânico e consequentemente beneficia para dormir melhor.

  • Antes de deitar evite:

– Consumo de bebidas alcoólicas;
– Consumo de tabaco;
– Consumo de café, chocolate, refrigerantes e chás que contenham cafeína;
– Refeições pesadas;
– Praticar exercícios físicos, não exercite-se no prazo de 3 horas antes de dormir;

  • Pratique bons pensamentos

Estabeleça um momento seu diariamente por pelo menos 20 minutos. Sente-se em silêncio, faça uma meditação, uma oração, a leitura de um livro inspirador ou algum livro ligado a sua religião. Escreva em um caderno seus planos futuros e frases de esperança. Isso vai ajudar a eliminar os pensamentos negativos e colabora para uma vida mais calma.

  • Tenha um hobby

Faça algo que aprecia, tenha um hobby, cuide das plantas, dos animais, faça voluntariado, ajude um instituição de proteção aos animais, qualquer coisa que a faça se sentir mais útil e produtiva.

  • Tenha o seu momento

Escolha um dia da semana, ou uma tarde livre para que você tenha o seu momento e possa se dedicar a algo importante para você. Não importa o que seja, pode ser um artesanato, uma caminhada sozinha, um passeio, uma ida ao shopping para distrair, um passeio sozinha num parque, um chá com as amigas ou ainda algo que te faça bem.

Poderá obter mais informações em:

  1. Prevenir Insônia
  2. Distúrbio do Sono

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO