Toda mãe sabe que os bebês precisam de cuidados 24 horas por dia, principalmente se esse bebê for recém-nascido. Há uma síndrome que atinge principalmente os recém-nascidos, chamada de Síndrome da Morte Súbita do Recém-nascido. E você como mãe deve ter atenção ao seu bebê para que o pior não aconteça.
A Síndrome da Morte Súbita do Recém-nascido também pode ser conhecida por Morte Súbita Infantil; Morte no Berço ou Morte Súbita do Lactente. Ela é definida como uma morte inesperada, que atinge crianças com menos de um ano de idade. Ainda não há explicação para a morte súbita do lactente. Por mais estudos e investigações que se faça, não há como saber as causas da morte do bebê.
O ápice das mortes causadas pela síndrome da morte súbita do lactente acontece entre os dois e quatro meses de vida do bebê. Os episódios acontecem no intervalo de sono do bebê e da mãe ou pessoa responsável pela criança. Pode então acontecer entre a meia noite e oito horas da manhã.
Há alguns fatores de risco que propiciam a síndrome da morte súbita do lactente, que são: baixo peso do bebê quando ele nasce; a idade da mãe (já que acontece mais do bebê ter a síndrome da morte súbita do lactente se a mãe tiver entre 13 e 19 anos), mãe usuária de drogas ou tabagista, histórico familiar de síndrome da morte súbita do lactente na família; posição que a mãe coloca o bebê para dormir, alimentação via mamadeira, aquecimento excessivo do berço e consequentemente da criança.
Tendo em vista esses fatores de risco, há sim como modificar esse panorama se a mãe mudar a posição do bebê quando colocar ele para dormir, não alimentar com a mamadeira à noite ou na hora de dormir. Não fumar durante a gravidez, muito menos usar drogas e tomar muito cuidado com a temperatura do berço e da criança.
Dentre todos os hábitos, aquele que você precisa ter mais cuidado é a posição do bebê dormir. A posição ventral, de barriga pra baixo é o principal fator de risco, já que deixando o seu bebê dormir nesta posição você o expõe ao risco da síndrome da morte súbita do lactente
A posição correta para o bebê dormir seria a posição supina, de barriga para cima. Isto reduz e muito as mortes por síndrome da morte súbita do lactente. Outro fator importante de prevenção da síndrome da morte súbita do lactente é nunca cobrir a cabeça do bebê durante o sono; isso faz com que ele respire melhor. Os travesseiros devem ser resistentes para que o bebê não prenda a cabeça em algum travesseiro fofo e acabe se asfixiando.

Nunca coloque o seu bebê para dormir na mesma cama que você e seu marido, isso faz com que ele super-aqueça e corra o risco de ser esmagado ou sufocado. E preste atenção também à temperatura dele; sempre o agasalhe de acordo com o clima para que ele não fique muito quente, nem muito frio.

Evite habituar seu bebê a dormir com panos, fraldas ou ‘trapos’ na mão, num movimento mais brusco ele pode involuntáriamente jogar a ‘fraldinha’ sobre o rosto e sufocar-se.
Veja mais informações sobre como prevenir a morte súbita em bebês no site: Pastoral da Criança Brasil