Você já deve ter ouvido muitas pessoas falarem que são vegetarianas, mas nunca prestou muita atenção ou procurou saber o que realmente significa ser vegetariano. A palavra vegetariano já faz com que você perceba que a pessoa tem uma dieta exclusiva a base de vegetais e a carne não está inclusa no cardápio dela; ou seja vegetarianos não comem carnes.

Mas na verdade vegetarianismo é muito mais complicado do que isso, já que existem vários tipos de vegetarianos. Muitos pais adeptos do vegetarianismo incentivam também os filhos a serem, o que obviamente para que isso ocorra deverá também obter antes um aconselhamento pediatrico.

O pediatra juntamente com uma nutricionista, irá orientar os pais sobre quais os alimentos a criança deverá ingerir  para que ela possa ter os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e sem qualquer carencia vitaminica.

Os tipos de Vegetarianos são:

– Os chamados de veganos não comem nada de origem animal, incluindo a carne, peixe e tudo o que é de origem animal como ovo, leite, derivados do leite e até mesmo mel;

– Os Vegans além de não comer nada de origem animal, ainda não usam nenhum tecido, acessório ou produto que seja proveniente ou foi testado em algum animal.

– Já os vegetarianos chamados de Ovo-lacto-vegetarianos não comem nenhum tipo de carne, mas consomem produtos como ovo, leite, derivados do leite e mel.

– Os Ovo-vegetarianos excluem todo o tipo de carne do cardápio e só consomem o ovo e os derivados do ovo.

– Os Lacto-vegetarianos excluem todos os produtos de origem animal do dia a dia, mas consumem o leite e seus derivados.

Dentro dessas modalidades de vegetarianismo citadas, as únicas pessoas que não são consideradas vegetarianas são as que, apesar de não consumirem carne de vaca, porco ou galinha, consomem carne de peixe. Os vegetarianos são pessoas que excluíram da sua dieta a carne de qualquer tipo de animal.

O vegetarianismo teve origem em uma tradição indiana; ela tem relação com noções de pureza e contaminação. E pelo respeito com os animais é que os vegetarianos não consomem os produtos provenientes dos animais, então a dieta deles é rica em carboidratos, fibras e as mais diversas vitaminas e minerais.

Por ter essa dieta restrita, por vezes os vegetarianos têm deficiência em alguns tipos de vitaminas e precisam compensar com uma dieta mais especifica ou até mesmo a ingestão de vitaminas industriais.

Não há um fator definido que leva a pessoa a ser vegetariana. Na verdade pode ser desde não gostar de comer carne, até questões religiosas, passando pelo respeito pelos animais. Mas geralmente todos os vegetarianos são preocupados com os animais e com os direitos e preservação dos cuidados e contra os maus-tratos.

Saiba mais em:  Sociedade Vegetariana Brasileira

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO